Repository logo
 
Publication

Aprender a viver juntos : que significado curricular no 1ยบ ano?

dc.contributor.advisorGaspar, Ivone
dc.contributor.authorSantos, Mรกrio Josรฉ Anacleto dos
dc.date.accessioned2010-06-04T12:54:22Z
dc.date.available2010-06-04T12:54:22Z
dc.date.issued2009
dc.descriptionDissertaรงรฃo de Mestardo em Supervisรฃo Pedagรณgica apresentada รก Universidade Abertapt
dc.description.abstractTendo por referรชncia uma das aprendizagens fundamentais consideradas como pilares do conhecimento, o โ€œaprender a viver juntosโ€, assim como a percepรงรฃo de que o inรญcio da escolaridade corresponde a um perรญodo no qual a crianรงa comeรงa a adquirir e a desenvolver competรชncias sociais elementares, o presente estudo pretende investigar a dimensรฃo desta aprendizagem ao nรญvel do 1.ยบ Ano do Ensino Bรกsico e o respectivo significado curricular, em particular no que diz respeito ao desenho curricular e ao modo como esta aprendizagem รฉ operacionalizada. O interesse por esta temรกtica resultou da noรงรฃo que a dimensรฃo social da Educaรงรฃo tem vindo a ganhar uma progressiva importรขncia, assim como da percepรงรฃo de que nรฃo existe um leque alargado de estudos ou investigaรงรตes, no domรญnio da Investigaรงรฃo Educacional, sobre esta aprendizagem fundamental ao nรญvel dos primeiros anos da escolaridade obrigatรณria em Portugal. A investigaรงรฃo realizada procurou dar respostas a questรตes relacionadas com a importรขncia do โ€œaprender a viver juntosโ€, tentando determinar o grau de adequaรงรฃo do desenho curricular do 1.ยบ Ano do Ensino Bรกsico ร  aquisiรงรฃo e desenvolvimento das competรชncias sociais elementares necessรกrias ao "saber viver juntos", e identificar o modo como este mesmo desenho curricular estรก a ser operacionalizado relativamente a esta aprendizagem fundamental. Dadas as restriรงรตes impostas pelo tempo disponรญvel para a conduรงรฃo do estudo e da respectiva investigaรงรฃo, optou-se por uma metodologia de "Estudo de Caso" com uma abordagem cientรญfica indutiva e exploratรณria, incidindo sobre uma amostra limitada geograficamente ao concelho de Tomar, correspondente aos docentes do 1.ยบ Ano do Ensino Bรกsico e respectivas lideranรงas ao nรญvel dos รณrgรฃos de gestรฃo dos Agrupamentos de Escolas do concelho, atravรฉs dos seus Presidentes de Conselho Executivo.pt
dc.description.abstractHaving as a reference the "learning to live together", considered as one of the fundamental learnings and foundations of the knowledge, as well as the perception that early stages of Basic Education in school correspond to a period in children's life where they start to acquire and develop elementary social competences, this study intends to investigate the dimension of this learning in the 1st Year of the Basic Education and its curricular meaning, regarding both the curricular design and the way this learning is operationalized. The interest for this thematic came from the notion that the social dimension of the Education is gaining ground and importance, as well as from the perception that thereโ€™s a lack of studies or investigations, in the field of the Educational Investigation, regarding this fundamental learning at the early stages of school education in Portugal. The investigation carried out has looked for answers to questions related with the importance of the โ€œlearning to live togetherโ€, attempting to determine the adequacy's degree of the curricular design of the 1st Year to the acquisition and development of the required elementary social competences to the "knowing to live together", as well as to identify the way this very same curricular design is being operationalized relatively to this fundamental learning. Given the time restrictions imposed for the conduction of the study and respective investigation, the "Case Study" methodology has been chosen in association with an inductive and exploratory scientific approach, limiting the studyโ€™s sample to the district of Tomar, through the 1st Year's Teachers and respective Executive Presidents of their Schools' Grouping.
dc.identifier.citationSantos, Mรกrio Josรฉ Anacleto dos - Aprender a viver juntos [Em linha] : que significado curricular no 1ยบ ano?. Lisboa : [s.n.], 2009. 192, LV p.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1499
dc.language.isoporpt
dc.subjectEnsino bรกsicopt
dc.subjectCurriculumpt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectCompetรชnciapt
dc.subjectRelaรงรตes interpessoaispt
dc.subjectComunicaรงรฃo interpessoalpt
dc.subjectEducational investigationpt
dc.subjectLearning to live togetherpt
dc.subjectBasic educationpt
dc.subjectcurriculum and competencespt
dc.titleAprender a viver juntos : que significado curricular no 1ยบ ano?pt
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typemasterThesispt

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Aprender_a_viver_juntos_Que_significado_curricular_no_1_Ano.pdf
Size:
4.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.8 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: