Repository logo
 
Publication

A avaliação das aprendizagens em língua estrangeira em ambientes virtuais:práticas e reflexões na Universidade Aberta

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorMartins, Margarida
dc.contributor.authorMarques, Isabelle Simões
dc.contributor.authorGöttsche, Katja
dc.contributor.authorSetién, Ana
dc.date.accessioned2023-12-14T10:55:01Z
dc.date.available2023-12-14T10:55:01Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractOs cursos de 1.º ciclo em língua estrangeira da Universidade Aberta caracterizam-se por oferecer aos estudantes um alto grau de flexibilidade e versatili-dade na gestão do conteúdo, dos materiais e do próprio estudo na plataforma Moodle. De acordo com o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta, o ensino-aprendizagem em ambientes virtuais baseia-se no princípio da aprendizagem centrada no estudante, bem como na promoção da autonomia e na interação multidirecional. Como docentes de língua estrangeira, estamos cientes de que os processos de ava-liação são caracterizados por uma série de particularidades motivadas pelo contexto de aprendizagem. Neste trabalho pretendemos descrever o modelo de avaliação das Unidades Curriculares (UC) de Língua Estrangeira na Universidade Aberta, bem como as alterações e práticas pedagógicas implementadas nas mesmas com o objetivo de tornar a avaliação o mais formativa e expressiva possível. Existe a necessidade de integrar de forma coerente, fluida e produtiva todos os elementos que fazem parte do processo de aquisição de uma língua estrangeira no ensino a distância, respeitando o modelo pedagógico, que defende uma avaliação contínua e formativa nas UC de língua estrangeira. Além disso, as docentes pretendem, com a implementação dessas práticas, promover a consolidação da comunidade de aprendizagem que garanta a durabilidade do conteúdo assimilado.pt_PT
dc.description.abstractThe degrees in foreign language at Universidade Aberta (Portugal) offer students a high degree of flexibility and versatility in managing content, mate-rials and the study itself on a Moodle platform. According to the Universidade Aberta Virtual Pedagogical Model (2007, 2018), teaching-learning in virtual environments is based on the principle of student-centred learning, as well as the promotion of auto-nomy and multidirectional interaction. As foreign language teachers, we are aware that assessment needs to include specific characteristics according to the learning context. We describe the assessment methodology applied to the teaching of Foreign Languages at Universidade Aberta, as well as the pedagogical changes implemented in order to make the process as formative and significant as possible. There is a need to integrate coherently, fluidly and productively all the elements that are part of the process of acquiring a foreign language through distance learning, respecting the pedagogical model of the Universidade Aberta, which advocates continuous and formative assessment in the foreign language courses. In addition, and for the reasons mentioned above, the teachers intend, with the implementation of these practices, to promote the consolidation of the learning community that ensures the durability of the assimilated content.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-2416-7pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-26-2415-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/15253
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://monographs.uc.pt/iuc/catalog/view/377/831/1511-1pt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectLíngua estrangeirapt_PT
dc.subjectEnsino a distânciapt_PT
dc.subjectInteraçãopt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectEvaluationpt_PT
dc.subjectForeign languagept_PT
dc.subjectDistance learningpt_PT
dc.subjectInteractionpt_PT
dc.subjectFormation/trainingpt_PT
dc.titleA avaliação das aprendizagens em língua estrangeira em ambientes virtuais:práticas e reflexões na Universidade Abertapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbra, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage342pt_PT
oaire.citation.startPage327pt_PT
oaire.citation.titleFormação inicial de professores, flexibilidade e avaliação educativas: da teoria à práticapt_PT
person.familyNameMartins
person.familyNameMarques
person.familyNameGöttsche
person.familyNameSetién
person.givenNameMargarida
person.givenNameIsabelle Simões
person.givenNameKatja
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-id2410-1D26-11B3
person.identifier.ciencia-idFC11-1F85-C804
person.identifier.ciencia-id9919-681C-D52A
person.identifier.orcid0000-0002-3534-6787
person.identifier.orcid0000-0002-3155-3762
person.identifier.orcid0000-0002-7170-3913
person.identifier.orcid0000-0002-9084-8886
person.identifier.ridN-8231-2013
person.identifier.scopus-author-id56609229600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3b1ed94c-95fd-4c6d-b6c3-547c6bf2cbf1
relation.isAuthorOfPublicationfac7a3c9-f15e-4c40-9d4c-a6262cf12159
relation.isAuthorOfPublicationba3175b1-0959-45a0-a137-09b1a20c1bdb
relation.isAuthorOfPublicationd3b5f6bb-1ba0-4d32-b017-560148410207
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfac7a3c9-f15e-4c40-9d4c-a6262cf12159

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PDF view of the file eBook - Formacao Inicial de Professores, Flexibilidade e Avalizacao Educativas_capitulo.pdf
Size:
2.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: