Repository logo
 
Publication

Práticas da avaliação formativa no desenvolvimento da aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso em Cabo Verde

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorAmante, Lúcia
dc.contributor.authorCidrães, Maria de Fátima Pires
dc.date.accessioned2021-11-22T16:55:58Z
dc.date.available2024-10-19T00:30:19Z
dc.date.issued2021-10-19
dc.date.submitted2021-11-22
dc.description.abstractO presente estudo foi feito em Cabo Verde na escola Secundaria Olavo Moniz na Ilha do Sal, durante o ano letivo 2018/2019. Centra-se na avaliação formativa das aprendizagens, nomeadamente no uso de recursos e estratégias deste tipo de avaliação com uma turma do 10º ano nível IV de Inglês do ensino secundário. Tem como objetivo fomentar práticas de avaliação pedagógica centradas na aprendizagem dos alunos. Neste estudo desenvolvemos a implementação do teste em duas fases e o portefólio, no sentido de perceber até que ponto os usos destes instrumentos alternativos de avaliação formativa contribuem para a aprendizagem dos alunos na disciplina de língua inglesa, bem como identificar as suas possíveis limitações. Procurou-se ao longo deste percurso refletir sobre as práticas pedagógicas da professora que, neste caso é também a investigadora. A abordagem ao erro dos alunos nos testes e durante o processo de ensino aprendizagem foi desenvolvida no sentido de o analisar e a partir dele encontrar novas estratégias de ensino e de aprendizagem. Quanto à metodologia deste estudo, realizou-se uma abordagem de natureza qualitativa baseada na investigação-ação. Para a recolha de dados, optou-se pela entrevista de grupo (grupo focal), recolha de opinião dos alunos escrita pelos mesmos depois da elaboração do teste e em cada uma das fases dos testes em duas fases e também depois da elaboração do portefólio. A analise dos dados recolhidos, demonstra que os instrumentos e estratégias de avaliação formativa usados contribuíram para a melhoria da aprendizagem dos alunos indo ao encontro do que foi registado durante a revisão de literatura. Contribuíram ainda, de certa forma, para aliviar o stress que os momentos de avaliação acarretam e que por vezes prejudicam também o desempenho dos alunos. Verificou-se igualmente que a intervenção realizada permitiu proporcionar situações de aprendizagem e regulação através da exploração do erro por parte do aluno, ajudando-o a encará-lo como algo que contribui para a tarefa de aprender.pt_PT
dc.description.abstractThis study was carried out in Cape Verde, at Secondary school Olavo Moniz on the Sal Island, during the academic year 2018/2019. It focuses on the formative assessment of learning, namely in the use of resources and strategies of this type of assessment with a class from the 10th year level IV of English in secondary education. It aims to promote pedagogical assessment practices focused on student learning. In this study we developed the implementation of the test in two phases and the portfolio, in order to understand the extent to which the use of these alternative formative assessment instruments contribute to students' learning in the English language subject, as well as to identify their possible limitations. Throughout this journey, we tried to reflect on the pedagogical practices of the teacher, who in this case is also the researcher. The approach to students' mistakes in tests and during the teaching-learning process was developed to analyze it and from it find new teaching and learning strategies. As for the methodology of this study, a qualitative approach based on action-research was carried out. For the collection of data, we opted for the group interview (focus group), collection of students' opinions written by them after the preparation of the test and in each phase of the tests in two phases, also after the preparation of the portfolio. The analysis of the collected data shows that the instruments and strategies of formative evaluation used, contributed to the improvement of the students' learning, meeting what was recorded during the literature review. They also contributed, in a certain way, to alleviate the stress that the evaluation moments entail and that sometimes also affect the students' performance. It was also found that the intervention made it possible to provide situations of learning and regulation through the exploration of the error by the student, helping him to see it as something that contributes to the task of learning.pt_PT
dc.identifier.citationCidrães, Maria de Fátima Pires - Práticas da avaliação formativa no desenvolvimento da aprendizagem da língua inglesa [Em linha]: um estudo de caso em Cabo Verde. [S.l.]: [s.n.], 2019. 161 p.
dc.identifier.tid202805689
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11400
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAvaliação formativapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectRegulaçãopt_PT
dc.subjectInstrumentos de avaliação alternativapt_PT
dc.subjectTeste em duas fasespt_PT
dc.subjectPortefóliopt_PT
dc.subjectLíngua inglesapt_PT
dc.subjectCabo Verdept_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectRegulationpt_PT
dc.subjectAlternative assessment toolspt_PT
dc.subjectTwo-phases testpt_PT
dc.subjectPortfoliopt_PT
dc.subjectFormative assessment
dc.titlePráticas da avaliação formativa no desenvolvimento da aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso em Cabo Verdept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMSP_MFatimaCidraes.pdf
Size:
2.54 MB
Format:
Adobe Portable Document Format