Repository logo
 
Publication

CompetĂȘncias empreendedoras do jovem adulto em contexto global de mobilidade ERASMUS+

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorCastanheira, Carlos Augusto
dc.date.accessioned2023-08-08T14:00:55Z
dc.date.available2023-08-08T14:00:55Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractNa era da globalização, facilitada pelas Tecnologias de Informação e Computação e pelos contextos multiculturais, merece particular destaque a mobilidade dos indivĂ­duos partilhando formação e aprendizagens interculturais. A mobilidade em ERASMUS, tem vindo a aumentar a internacionalização fomentando a mediação intercultural e a uniformização de modelos de ensino e aprendizagem em contexto, onde a inovação e as competĂȘncias empreendedoras tĂȘm vindo a contribuir para a formação global do jovem adulto, qual ator principal destes contextos. O modelo EntreComp pretende ser um modelo facilitador das competĂȘncias empreendedoras a desenvolver na era da globalização. Neste contexto, o presente trabalho tem como principais objectivos conhecer as CompetĂȘncias Empreendedoras em situação de ERASMUS, construir e validar para a população portuguesa instrumentos de avaliação de competĂȘncias empreendedoras em ERASMUS. Foram realizados seis estudos: dois de revisĂŁo da literatura, que pretenderam conhecer e caracterizar as competĂȘncias bem como a avaliação do impacto das competĂȘncias empreendedoras em situação de Erasmus e quatro estudos empĂ­ricos pretenderam identificar as competĂȘncias, e validar instrumentos de avaliação de competĂȘncias empreendedoras adaptados Ă  lĂ­ngua portuguesa. Os estudos empĂ­ricos envolveram 413 estudantes do Ensino Superior que responderam a um protocolo de questionĂĄrios online. As revisĂ”es sistemĂĄticas vieram reforçar a necessidade de uma maior clarificação e conceptualização do construto competĂȘncias empreendedoras e de ser operacionalizada a avaliação de competĂȘncias. Os resultados dos estudos empĂ­ricos vieram acrescentar a construção e validação de instrumentos sobre competĂȘncias empreendedoras para a população portuguesa. Os resultados corroboraram os trĂȘs domĂ­nios do EntreComp, quais ĂĄreas estratĂ©gicas coincidentes com o processo empreendedor. Os resultados salientaram ainda que o Suporte Social evidenciou ser uma variĂĄvel importante a considerar no processo de transição, inserção e adaptação em contextos de mobilidade. Da anĂĄlise dos dados destacamos os contributos para a investigação e para a formação do jovem em Erasmus. SĂŁo referidas algumas implicaçÔes, nomeadamente ao nĂ­vel da clarificação, operacionalização e avaliação das competĂȘncias empreendedoras, sendo lançados desafios para a inclusĂŁo destas competĂȘncias nos currĂ­culos de formação inicial e contĂ­nua dos estudantes do Ensino Superior.pt_PT
dc.description.abstractIn the globalization age, facilitated by Information and Computer Technologies and by multicultural contexts, the mobility of individuals sharing intercultural training and learning is particularly remarkable. ERASMUS mobility has been enhancing internationalization by fostering intercultural mediation and the standardization of teaching and learning in context where innovation and entrepreneurial skills have been contributing to the global training of the young adult as the main actor in these contexts. The EntreComp model intends to be a facilitating model for the entrepreneurial competences to be developed in the globalization age. In this context, the present work has as main objectives to know the Entrepreneurial Competences in ERASMUS environments, to build and validate for the Portuguese population instruments for assessing entrepreneurial competences in ERASMUS. Six studies were carried out: two systematic reviews, which aimed to identify and characterize the competences as well as to assess the impact of entrepreneurial competences in an ERASMUS situation; and four empirical studies, which aimed to identify the competences and to validate instruments to assess entrepreneurial competences adapted to the Portuguese culture. The empirical studies involved 413 Higher Education students who responded to a protocol of online surveys. From the data analysis we highlight the contributions to research and to the training of young peoplein ERASMUS. The systematic reviews reinforced the importance of further clarifying and conceptualizing the construct entrepreneurial competencies and operationalizing the assessment of competencies. The empirical research results added to the construction and validation of instruments on entrepreneurial competencies for the Portuguese population. The results corroborated the three domains of EntreComp as strategic areas coinciding with the entrepreneurial process. he results also highlighted that Social Support proved to be an important variable to consider in the process of transition, insertion, and adaptation in mobility contexts. Some implications are mentioned, namely at the level of clarification, operationalization and assessment of entrepreneurial competences, and challenges are raised for the inclusion of these competences in the initial and continuing training curricula of Higher Education students.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCastanheira, Carlos Augusto - CompetĂȘncias empreendedoras do jovem adulto em contexto global de mobilidade ERASMUS+. "e-LCV" [Em linha]. ISSN 2184-4097. NÂș 10 (jan.-junho de 2023), p. 117-134pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.53943/ELCV.0123_117-134pt_PT
dc.identifier.issn2184-4097
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14760
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG/UAb) | Instituto Europeu de CiĂȘncias da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) | Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.e-lcv.online/index.php/revista/article/view/230pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectGlobalizaçãopt_PT
dc.subjectCompetĂȘncias empreendedoraspt_PT
dc.subjectErasmuspt_PT
dc.subjectJovem adultopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectGlobalizationpt_PT
dc.subjectEntrepreneurial skillspt_PT
dc.subjectYoung adultpt_PT
dc.titleCompetĂȘncias empreendedoras do jovem adulto em contexto global de mobilidade ERASMUS+pt_PT
dc.title.alternativeThe global youth and entrepreneurial competencies in ERASMUS+pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage134pt_PT
oaire.citation.startPage117pt_PT
oaire.citation.titlee-Letras com Vida — Revista de Estudos Globais: Humanidades, CiĂȘncias e Artes (e-LCV)pt_PT
person.familyNameCastanheira
person.givenNameCarlos Augusto
person.identifier1245988
person.identifier.ciencia-id9D17-DB3E-A5C0
person.identifier.orcid0000-0002-6789-8738
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication55dcd95d-7d4c-4b0b-ab26-0a2e30024904
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery55dcd95d-7d4c-4b0b-ab26-0a2e30024904

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
10_CompetĂȘncias empreendedoras_jovem adulto_contexto global_mobilidade_ERASMUS.pdf
Size:
850.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
5 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: