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CompetĂȘncias empreendedoras do jovem adulto em contexto global de mobilidade ERASMUS+

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Na era da globalização, facilitada pelas Tecnologias de Informação e Computação e pelos contextos multiculturais, merece particular destaque a mobilidade dos indivĂ­duos partilhando formação e aprendizagens interculturais. A mobilidade em ERASMUS, tem vindo a aumentar a internacionalização fomentando a mediação intercultural e a uniformização de modelos de ensino e aprendizagem em contexto, onde a inovação e as competĂȘncias empreendedoras tĂȘm vindo a contribuir para a formação global do jovem adulto, qual ator principal destes contextos. O modelo EntreComp pretende ser um modelo facilitador das competĂȘncias empreendedoras a desenvolver na era da globalização. Neste contexto, o presente trabalho tem como principais objectivos conhecer as CompetĂȘncias Empreendedoras em situação de ERASMUS, construir e validar para a população portuguesa instrumentos de avaliação de competĂȘncias empreendedoras em ERASMUS. Foram realizados seis estudos: dois de revisĂŁo da literatura, que pretenderam conhecer e caracterizar as competĂȘncias bem como a avaliação do impacto das competĂȘncias empreendedoras em situação de Erasmus e quatro estudos empĂ­ricos pretenderam identificar as competĂȘncias, e validar instrumentos de avaliação de competĂȘncias empreendedoras adaptados Ă  lĂ­ngua portuguesa. Os estudos empĂ­ricos envolveram 413 estudantes do Ensino Superior que responderam a um protocolo de questionĂĄrios online. As revisĂ”es sistemĂĄticas vieram reforçar a necessidade de uma maior clarificação e conceptualização do construto competĂȘncias empreendedoras e de ser operacionalizada a avaliação de competĂȘncias. Os resultados dos estudos empĂ­ricos vieram acrescentar a construção e validação de instrumentos sobre competĂȘncias empreendedoras para a população portuguesa. Os resultados corroboraram os trĂȘs domĂ­nios do EntreComp, quais ĂĄreas estratĂ©gicas coincidentes com o processo empreendedor. Os resultados salientaram ainda que o Suporte Social evidenciou ser uma variĂĄvel importante a considerar no processo de transição, inserção e adaptação em contextos de mobilidade. Da anĂĄlise dos dados destacamos os contributos para a investigação e para a formação do jovem em Erasmus. SĂŁo referidas algumas implicaçÔes, nomeadamente ao nĂ­vel da clarificação, operacionalização e avaliação das competĂȘncias empreendedoras, sendo lançados desafios para a inclusĂŁo destas competĂȘncias nos currĂ­culos de formação inicial e contĂ­nua dos estudantes do Ensino Superior.
In the globalization age, facilitated by Information and Computer Technologies and by multicultural contexts, the mobility of individuals sharing intercultural training and learning is particularly remarkable. ERASMUS mobility has been enhancing internationalization by fostering intercultural mediation and the standardization of teaching and learning in context where innovation and entrepreneurial skills have been contributing to the global training of the young adult as the main actor in these contexts. The EntreComp model intends to be a facilitating model for the entrepreneurial competences to be developed in the globalization age. In this context, the present work has as main objectives to know the Entrepreneurial Competences in ERASMUS environments, to build and validate for the Portuguese population instruments for assessing entrepreneurial competences in ERASMUS. Six studies were carried out: two systematic reviews, which aimed to identify and characterize the competences as well as to assess the impact of entrepreneurial competences in an ERASMUS situation; and four empirical studies, which aimed to identify the competences and to validate instruments to assess entrepreneurial competences adapted to the Portuguese culture. The empirical studies involved 413 Higher Education students who responded to a protocol of online surveys. From the data analysis we highlight the contributions to research and to the training of young peoplein ERASMUS. The systematic reviews reinforced the importance of further clarifying and conceptualizing the construct entrepreneurial competencies and operationalizing the assessment of competencies. The empirical research results added to the construction and validation of instruments on entrepreneurial competencies for the Portuguese population. The results corroborated the three domains of EntreComp as strategic areas coinciding with the entrepreneurial process. he results also highlighted that Social Support proved to be an important variable to consider in the process of transition, insertion, and adaptation in mobility contexts. Some implications are mentioned, namely at the level of clarification, operationalization and assessment of entrepreneurial competences, and challenges are raised for the inclusion of these competences in the initial and continuing training curricula of Higher Education students.

Description

Keywords

Globalização CompetĂȘncias empreendedoras Erasmus Jovem adulto Ensino superior Globalization Entrepreneurial skills Young adult

Citation

Castanheira, Carlos Augusto - CompetĂȘncias empreendedoras do jovem adulto em contexto global de mobilidade ERASMUS+. "e-LCV" [Em linha]. ISSN 2184-4097. NÂș 10 (jan.-junho de 2023), p. 117-134

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Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG/UAb) | Instituto Europeu de CiĂȘncias da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) | Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes)

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