Repository logo
 
Publication

A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão: por uma inclusão digital e social dos mais idosos

dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.date.accessioned2019-04-15T15:28:23Z
dc.date.available2019-04-15T15:28:23Z
dc.date.issued2019-03
dc.descriptionO Vol 2 (1) de 2019 é dedicado à problemática das Competências Digitais.pt_PT
dc.description.abstractPretende-se com este artigo fazer um levantamento, como enquadramento introdutório, na atual sociedade digital, das principais iniciativas da União Europeia e iniciativas nacionais relativamente ao processo que levou à apresentação de propostas associadas à literacia digital e às competências digitais como forma de promover a competitividade de cada país. Seguidamente, passa-se para uma análise crítica e reflexiva acerca do conceito ou dos conceitos subjacentes ao que é entendido como literacia digital e competências digitais através do confronto de perspetivas de diversos autores. Na sequência desta discussão, faz-se uma abordagem à problemática que advém de se ser infoincluído e infoexcluído, com um particular foco nos adultos mais idosos, dado que estes representam os cidadãos com as menores taxas de acesso e de utilização das tecnologias digitais. A constatação da designada fratura digital acarreta consigo uma potencial exclusão social com todas as consequências inerentes. Contudo, é discutido ainda o facto de podermos estar perante uma nova fratura digital que pode ser intergeracional ou intrageracional porque emerge a noção clara de que a literacia digital e as competências digitais associadas só estão presentes se houver uma atitude crítica e reflexiva na utilização e mobilização das tecnologias digitais em detrimento de aspetos mais funcionais ou instrumentais.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this article is to present an overview of the main initiatives of the European Union and the national initiatives concerning the process leading to the submission of proposals related to digital literacy and digital skills as a way to promote the competitiveness of each country. Then we proceed to a critical and reflexive analysis about the concept or concepts underlying what is understood as digital literacy and digital competences through the confrontation of perspectives of various authors. Following this discussion, an approach is done in relation to the problems that arise from being info-included and info-excluded, with a particular focus on older adults, since they represent citizens with the lowest rates of access and use of digital technologies. The finding of the so-called digital divides entails a potential social exclusion with all the inherent consequences. However, it is also discussed the fact that we may be faced with a new digital divide that can be intergenerational or intragenerational because, from the reflection made, the clear notion emerges that digital literacy and associated digital competences are only present if there is a critical attitude and the use and mobilization of digital technologies instead of more functional or instrumental aspects.pt_PT
dc.description.sponsorshipUID/Multi/04372/2016
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGil, Henrique - A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão: por uma inclusão digital e social dos mais idosos. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 1 (2019), p. 79-96pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/vol2iss1pp79-96
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8103
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/22058pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetência digitalpt_PT
dc.subjectIdosospt_PT
dc.subjectInfoexclusãopt_PT
dc.subjectInfoinclusãopt_PT
dc.subjectLiteracia digitalpt_PT
dc.subjectDigital competenciespt_PT
dc.subjectDigital literacypt_PT
dc.subjectElderleypt_PT
dc.subjectInfoexclusionpt_PT
dc.subjectInfoinclusionpt_PT
dc.titleA literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão: por uma inclusão digital e social dos mais idosospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage96pt_PT
oaire.citation.startPage79pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
p. 79-96.pdf
Size:
693.84 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
5 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: