Publication
Permanência dos estudantes no ensino superior a distância: elaboração de um instrumento
dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
dc.contributor.author | Barros, Daniela Melaré Vieira | |
dc.contributor.author | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | |
dc.contributor.author | Henriques, Susana | |
dc.contributor.author | Goulão, Fátima | |
dc.date.accessioned | 2017-07-03T14:50:14Z | |
dc.date.available | 2017-07-03T14:50:14Z | |
dc.date.issued | 2017-06 | |
dc.description.abstract | Enquadramento conceptual: O ensino superior a distância desempenha um papel importante na democratização efetiva deste nível de ensino (Almeida, Marinho-Araújo, Amaral & Dias, 2012; Araújo, 2013). O estudo da permanência no ensino superior a distância ganha particular relevo, atendendo aos níveis mais elevados de abandono registados nessa modalidade de ensino. Mais recentemente tem-se deslocado o foco de análise do abandono para a persistência, procurando identificar e promover fatores que ajudem os estudantes a permanecer e ter sucesso nos seus percursos educativos (Freitas, 2009). Objetivos: Na presente comunicação, propomo-nos apresentar os passos conducentes à elaboração de um instrumento de recolha de dados, concretamente um questionário, destinado a caracterizar a população estudantil das licenciaturas da Universidade Aberta. Essa caracterização, atendendo a fatores de ordem pessoal, académica e contextual (Santos & Neto, 2009) que têm vindo a ser associados à permanência e/ou ao abandono do ensino superior a distância, pretende orientar a reflexão institucional no sentido da promoção da permanência dos estudantes no ensino superior a distância. Metodologia: A elaboração do instrumento de recolha de dados baseou-se, por um lado, na pesquisa de estudos já realizados sobre a temática em apreço, recolhendo e organizando indicadores que têm revelado ser relevantes para o conhecimento da persistência. Organizados e categorizados esses indicadores, foram desenvolvidos itens que permitem a sua aferição, tendo sempre em mente as características da população específica que será convidada a responder ao questionário. Os passos conducentes à validação do instrumento são também brevemente apresentados, com vista à sua aplicação. Resultados: Apresentamos uma versão do instrumento elaborado, em torno das dimensões pessoal, académica e contextual. Conclusão: no contexto de uma sociedade do conhecimento, o acesso de todos à educação, e em particular ao ensino superior, deve ser uma preocupação fundamental de qualquer país desenvolvido. No entanto, não basta promover o acesso, sem que sejam criadas condições que possibilitem um efetivo sucesso, e desde logo, uma permanência dos estudantes menos tradicionais nesse nível de ensino. Assim, consideramos da maior relevância conhecer em profundidade os fatores que se associam a essa permanência, com vista à sua promoção. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Seabra, Filipa [et. al.] - Permanência dos estudantes no ensino superior a distância: elaboração de um instrumento. In Thelma Panerai Alves; Ana Beatriz Carvalho, orgs. - "Mídias digitais e mediações interculturais" [Em linha]. Recife: Amazon, 2017. ISBN 9781521715123. p. 13-61 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9781521715123 | |
dc.identifier.other | ASNI: B073H51TV5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/6572 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Amazon | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.amazon.com.br/dp/B073H51TV5/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1498845313&sr=1-1&keywords=M%C3%ADdias+digitais+e+media%C3%A7%C3%B5es+interculturais | pt_PT |
dc.subject | Permanência | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Ensino a distância | pt_PT |
dc.subject | Instrumento de recolha de dados | pt_PT |
dc.title | Permanência dos estudantes no ensino superior a distância: elaboração de um instrumento | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Recife | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 61 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 13 | pt_PT |
oaire.citation.title | Mídias digitais e mediações interculturais | pt_PT |
person.familyName | Seabra | |
person.familyName | Barros | |
person.familyName | Cardoso | |
person.familyName | Henriques | |
person.familyName | Goulão | |
person.givenName | Filipa | |
person.givenName | Daniela Melaré Vieira | |
person.givenName | Teresa Margarida Loreiro | |
person.givenName | Susana | |
person.givenName | Fátima | |
person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier | 893541 | |
person.identifier | 1730761 | |
person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
person.identifier.ciencia-id | 2511-BF94-D07F | |
person.identifier.ciencia-id | AA1A-4DCF-D85E | |
person.identifier.ciencia-id | 6411-F538-EA4A | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1412-2231 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7918-2358 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7506-1401 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2285-6753 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57086240100 | |
person.identifier.scopus-author-id | 54420026300 | |
rcaap.embargofct | Livro publicado pela Amazon, do qual não tenho direitos de autor. | pt_PT |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
relation.isAuthorOfPublication | 8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c | |
relation.isAuthorOfPublication | 7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066 | |
relation.isAuthorOfPublication | 7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9 | |
relation.isAuthorOfPublication | b72169e5-7cb9-4155-b2ee-f06bcf2faadd | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Capítulo_permanecia_instrumento.pdf
- Size:
- 79.36 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 2.13 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: