Repository logo
 
Publication

Permanência dos estudantes no ensino superior a distância: elaboração de um instrumento

dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.contributor.authorGoulão, Fátima
dc.date.accessioned2017-07-03T14:50:14Z
dc.date.available2017-07-03T14:50:14Z
dc.date.issued2017-06
dc.description.abstractEnquadramento conceptual: O ensino superior a distância desempenha um papel importante na democratização efetiva deste nível de ensino (Almeida, Marinho-Araújo, Amaral & Dias, 2012; Araújo, 2013). O estudo da permanência no ensino superior a distância ganha particular relevo, atendendo aos níveis mais elevados de abandono registados nessa modalidade de ensino. Mais recentemente tem-se deslocado o foco de análise do abandono para a persistência, procurando identificar e promover fatores que ajudem os estudantes a permanecer e ter sucesso nos seus percursos educativos (Freitas, 2009). Objetivos: Na presente comunicação, propomo-nos apresentar os passos conducentes à elaboração de um instrumento de recolha de dados, concretamente um questionário, destinado a caracterizar a população estudantil das licenciaturas da Universidade Aberta. Essa caracterização, atendendo a fatores de ordem pessoal, académica e contextual (Santos & Neto, 2009) que têm vindo a ser associados à permanência e/ou ao abandono do ensino superior a distância, pretende orientar a reflexão institucional no sentido da promoção da permanência dos estudantes no ensino superior a distância. Metodologia: A elaboração do instrumento de recolha de dados baseou-se, por um lado, na pesquisa de estudos já realizados sobre a temática em apreço, recolhendo e organizando indicadores que têm revelado ser relevantes para o conhecimento da persistência. Organizados e categorizados esses indicadores, foram desenvolvidos itens que permitem a sua aferição, tendo sempre em mente as características da população específica que será convidada a responder ao questionário. Os passos conducentes à validação do instrumento são também brevemente apresentados, com vista à sua aplicação. Resultados: Apresentamos uma versão do instrumento elaborado, em torno das dimensões pessoal, académica e contextual. Conclusão: no contexto de uma sociedade do conhecimento, o acesso de todos à educação, e em particular ao ensino superior, deve ser uma preocupação fundamental de qualquer país desenvolvido. No entanto, não basta promover o acesso, sem que sejam criadas condições que possibilitem um efetivo sucesso, e desde logo, uma permanência dos estudantes menos tradicionais nesse nível de ensino. Assim, consideramos da maior relevância conhecer em profundidade os fatores que se associam a essa permanência, com vista à sua promoção.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSeabra, Filipa [et. al.] - Permanência dos estudantes no ensino superior a distância: elaboração de um instrumento. In Thelma Panerai Alves; Ana Beatriz Carvalho, orgs. - "Mídias digitais e mediações interculturais" [Em linha]. Recife: Amazon, 2017. ISBN 9781521715123. p. 13-61pt_PT
dc.identifier.isbn9781521715123
dc.identifier.otherASNI: B073H51TV5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6572
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAmazonpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.amazon.com.br/dp/B073H51TV5/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1498845313&sr=1-1&keywords=M%C3%ADdias+digitais+e+media%C3%A7%C3%B5es+interculturaispt_PT
dc.subjectPermanênciapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectEnsino a distânciapt_PT
dc.subjectInstrumento de recolha de dadospt_PT
dc.titlePermanência dos estudantes no ensino superior a distância: elaboração de um instrumentopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRecifept_PT
oaire.citation.endPage61pt_PT
oaire.citation.startPage13pt_PT
oaire.citation.titleMídias digitais e mediações interculturaispt_PT
person.familyNameSeabra
person.familyNameBarros
person.familyNameCardoso
person.familyNameHenriques
person.familyNameGoulão
person.givenNameFilipa
person.givenNameDaniela Melaré Vieira
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.givenNameSusana
person.givenNameFátima
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier893541
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.ciencia-id2511-BF94-D07F
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.orcid0000-0002-1412-2231
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.orcid0000-0002-2285-6753
person.identifier.scopus-author-id57210809988
person.identifier.scopus-author-id57086240100
person.identifier.scopus-author-id54420026300
rcaap.embargofctLivro publicado pela Amazon, do qual não tenho direitos de autor.pt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublicationb72169e5-7cb9-4155-b2ee-f06bcf2faadd
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Capítulo_permanecia_instrumento.pdf
Size:
79.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.13 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: