Publication
O novo papel do designer instrucional e designer gráfico na era dos tablets educativos
| dc.contributor.author | Tessaro, Annye Cristiny | |
| dc.contributor.author | Bunn, Denise Aparecida | |
| dc.contributor.author | Costa, Alexandre Marino | |
| dc.contributor.author | Costa, Patricia Regina | |
| dc.contributor.author | Moritz, Gilberto Oliveira | |
| dc.date.accessioned | 2014-05-12T11:04:28Z | |
| dc.date.available | 2014-05-12T11:04:28Z | |
| dc.date.issued | 2013-12 | |
| dc.description.abstract | A utilização dos tablets como instrumento pedagógico é uma realidade que está aos poucos surgindo no contexto escolar. Os dispositivos móveis já fazem parte da rotina dos estudantes. Na era digital, estar conectado é fazer parte do mundo, é ter uma posição privilegiada da informação e da comunicação. Considerar esses dispositivos como instrumentos pedagógicos emerge da necessidade de se agregar a realidade dos estudantes ao contexto educacional. A inserção dos tablets já está ocorrendo, ainda que de forma incipiente e em um contex to amplo, sem muitas pesquisas que comprovem sua eficácia. Sendo assim, a função do designer instrucional fica ainda mais emocionante e desafiadora: esse profissional precisa oferecer muito mais do que um simples “clic” para que o estudante se envolva no texto. O texto precisa ser interativo, precisa ter mobilidade. Já não se pode mais afirmar que um livro disponibilizado em arquivo.pdf é uma modernidade, pois eles agora estão passando por um processo de virtualização, os chamados e-books (livros virtuais). Recursos, aplicativos e até mesmo livros digitais precisam ser discutidos e avaliados sob uma ótica planejada, bem fundamentada em teorias de aprendizagem, de semiótica e de design para que seu potencial possa ser explorado e o seu objetivo cumprido. Dessa forma, pretende-se discutir essa nova realidade tecnológica que se insere no meio educacional, por meio de uma revisão bibliográfica que permita analisar e refletir o novo papel do designer instrucional e gráfico no processo de ensino- aprendizagem a distância, com o intuito de contribuir com o questionamento acerca das novas competências dos designers na nova era tecnológica, com uma aprendizagem mais rica e interativa de fato. Sendo assim, pretende- se neste artigo argumentar as novas competências dos designers instrucional e gráfico frente às novas tecnologias que surgiram, em especial com relação ao livro didático digital para tablets educativos. | por |
| dc.description.abstract | The use of tablets as a pedagogical tool is a reality that is slowly emerging in the school context . Mobile devices are already part of the routine of the students . In the digital age , being connected is part of the world , is to have a privileged position in the information and communication . Consider these devices as teaching tools emerges from the need to aggregate the reality of students to the educational context . The insertion of tablets is already happening , albeit incipient , and in a broad context , not many studies that prove its effectiveness . Thus , the role of the instructional designer is even more exciting and challenging : these professionals need to offer much more than a simple "click" for the student to engage in text. The text needs to be interactive , need mobility. Already one can no longer say that a book is available in pdf file a modernity , they are now going through a process of virtualization, e-books. Resources, applications and even digital books need to be discussed and evaluated under an optical planned , well-grounded in learning theory , semiotics and design for its potential can be explored and fulfilled its purpose . Thus , we intend to discuss this new reality technology which fall within the educational environment , through a literature review for analyzing and reflecting the new role of instructional designer and graphic in the process of teaching and learning at a distance, in order to contribute to the questioning about the new skills of designers in the new technological age , with a more rich and interactive learning indeed. Therefore , this article aims to argue the new competences of instructional designers and graphic forward to new technologies that have emerged , in particular with respect to digital textbook for tablets educational. | por |
| dc.description.sponsorship | Universidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD | por |
| dc.identifier.citation | Tessaro, Annye Cristiny [et al.] - O novo papel do designer instrucional e designer gráfico na era dos tablets educativos [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-16 | por |
| dc.identifier.isbn | 978-972-674-738-3 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/3204 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Universidade Aberta | por |
| dc.publisher | LE@D | |
| dc.subject | Dispositivos móveis | por |
| dc.subject | Tablets educacionais | por |
| dc.subject | Semiótica | por |
| dc.subject | Design digital | por |
| dc.subject | Interatividade | por |
| dc.subject | Ensino a distância | por |
| dc.subject | Mobile devices | por |
| dc.subject | Educational tablets | por |
| dc.subject | Semiotics | por |
| dc.subject | Digital design | por |
| dc.subject | Interactivity | por |
| dc.subject | Distance education | por |
| dc.subject | III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning | |
| dc.title | O novo papel do designer instrucional e designer gráfico na era dos tablets educativos | por |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
| oaire.citation.endPage | 16 | por |
| oaire.citation.startPage | 1 | por |
| oaire.citation.title | III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning | por |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | conferenceObject | por |
