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A comunicação intercultural é uma utopia?

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As competências culturais no ensino de línguas surgem frequentemente associadas a palavras atrativas como “tolerância” e “cidadania” que não só se relacionam com o domínio das competências de comunicação como também pressupõem a dimensão de comportamentos ligada à consciência social. A minha comunicação analisa numa primeira fase as opções curriculares e legislativas que intentam concretizar este programa, a que não é alheio a “socialização terciária”, isto é, a integração dos indivíduos no mundo social fora das fronteiras nacionais. Numa segunda fase, discute alguns pressupostos e contradições do discurso e dos documentos reguladores que definem e intentam aplicar a competência plurilingue e pluricultural (como o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas do Conselho da Europa) num difícil equilíbrio entre conteúdos estritamente comunicativos por um lado e entre competências educacionais por outro.

Description

Keywords

Comunicação intercultural Ensino de línguas Língua portuguesa

Citation

Sequeira, Rosa Maria - A comunicação intercultural é uma utopia? In "Avanços em Literatura e Cultura Portuguesas [Em linha] : Século XX". [S.l.] : AIL/Através Editora, 2012. ISBN 978-84-87305-59-7. Vol. 3, p. 303-316

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