Repository logo
 
Publication

Desenhando novas realidades didáticas com o poder motivacional dos aplicativos digitais no ensino da história

dc.contributor.authorPestana, Miguel
dc.contributor.authorTrindade, Sara Dias
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2023-02-09T17:10:55Z
dc.date.available2023-02-09T17:10:55Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractNo mundo atual, os estudantes necessitam possuir um conjunto de competências diferentes e transversais, que lhes permitam coabitar nesta nova ordem social, cultural, económica e política. Perante este contexto, torna-se cada vez mais importante articular os curricula escolares com a utilização de tecnologias digitais, como forma de promover estas competências, tal como tem vindo a ser enunciado por entidades internacionais, que defendem a necessidade de criar novos cenários de aprendizagem. É um desses novos cenários, enriquecido com diferentes aplicativos digitais - Kahoot, Mentimeter, Plickers e EdPuzzle- que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto no autoconceito académico de estudantes do Ensino Fundamental, a partir da análise qualitativa das suas percepções. Os resultados mostram que este cenário, ancorado num modelo centrado na aprendizagem e no desenvolvimento de competências, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos alunos, a nível das diferentes dimensões consideradas: motivação, orientação para a tarefa, confiança nas suas capacidades e relação com os colegas.pt_PT
dc.description.abstractIn today's world, students need to master a set of different skills, that enable them to co-live in this new social, cultural, economic and political order. In this context, it is increasingly important to articulate school curricula with the use of digital technologies as a means of promoting these competences, as stated by international entities, that advocate the need to create new learning scenarios. It is one of these new scenarios, enriched with different digital applications - Kahoot, Mentimeter, Plickers and EdPuzzle - which we intend to analyse, describing its impact on the academic self-concept of elementary students, based on a qualitative analysis of their perceptions. The results show that this scenario, anchored in a model centred on learning and skills development, can have very positive effects on students' academic self-concept in the different dimensions considered: motivation, task orientation, confidence in their skills and relationship with colleagues.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPESTANA, Miguel DIAS-TRINDADE, Sara, & MOREIRA, J. António (2020). Desenhando novas realidades didáticas com o poder motivacional dos aplicativos digitais no ensino da História. Acta Scientiarum Educ, 42, e52049, 1-12pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52049pt_PT
dc.identifier.issn2178-5201
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13353
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/52049pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAplicativos digitaispt_PT
dc.subjectAutoconceito académicopt_PT
dc.subjectEnsino da históriapt_PT
dc.subjectDigital appspt_PT
dc.subjectAcademic self-conceptpt_PT
dc.subjectHistory teachingpt_PT
dc.titleDesenhando novas realidades didáticas com o poder motivacional dos aplicativos digitais no ensino da históriapt_PT
dc.title.alternativeDrawing new didactic realities with the motivational power of digital applications in History teachingpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage12pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleActa Scientiarum Educpt_PT
person.familyNamePestana
person.familyNameTrindade
person.familyNameMoreira
person.givenNameMiguel
person.givenNameSara Dias
person.givenNameJ. António
person.identifier.ciencia-idC714-2907-EDFF
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0002-9441-5068
person.identifier.orcid0000-0002-5927-3957
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication761b9184-9f01-4ad1-a9ae-d524b29fa815
relation.isAuthorOfPublication6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery761b9184-9f01-4ad1-a9ae-d524b29fa815

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
61.Artigo-751375194908-2-10-20200414.pdf
Size:
526.07 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: