Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento da consciência metalinguística na aquisição bilingue de Português Europeu e Neerlandês

dc.contributor.authorCaels, Anouschka
dc.contributor.authorBatoréo, Hanna
dc.date.accessioned2022-08-01T12:18:11Z
dc.date.available2022-08-01T12:18:11Z
dc.date.issued2022-07
dc.description.abstractO presente estudo, desenvolvido no enquadramento da Psicolinguística e da Aquisição Bilingue da Primeira Infância (BFLA), investiga o desenvolvimento da consciência metalinguística no bilinguismo precoce e na aquisição bilingue simultânea do português e do neerlandês, a partir de um estudo de caso de uma criança, dos 2;4 até os 3 anos de idade. Partindo da premissa de que as crianças que adquirem duas línguas em simultâneo desenvolvem, desde o início do seu desenvolvimento, dois sistemas linguísticos, visamos averiguar em que medida a criança em estudo desenvolve também uma consciência metalinguística que lhe permite distinguir os contextos de uso das línguas em aquisição. Os resultados sugerem que a criança apresenta capacidade para distinguir as duas línguas e que não as confunde. Consideramos que a escolha de língua maioritariamente apropriada num dado contexto, bem como as outras manifestações da atividade metalinguística identificadas no corpus evidenciam que a criança possui uma consciência metalinguística quanto ao uso contextualizado das duas línguas. Os 2 dados indicam ainda que a distinção, ou não, entre as línguas e os respetivos contextos de uso não podem ser interpretados apenas como a presença ou ausência de uma consciência metalinguística relativa ao uso distinto das duas línguas. Verificámos que a escolha aparentemente “inapropriada” da língua poderá ser determinada por vários fatores.pt_PT
dc.description.abstractThe present research developed within the framework of Psycholinguistics and Bilingual First Language Acquisition (BFLA) investigates the development of metalinguistic awareness in early bilingualism and in the simultaneous bilingual acquisition of Portuguese and Dutch, based on a case study of a child, aged 2;4 to 3 years old. Starting from the premise that children who acquire two languages at the same time develop two linguistic systems from the very beginning, we aim to find out to what extent the child under study develops a metalinguistic awareness that allows him to distinguish the contexts of use of the languages being acquired. The results suggest that the child is able to distinguish the two languages and does not confuse them. We consider that the choice of mostly appropriate language, as well as the other manifestations of metalinguistic activity identified in the corpus, show that the child has a metalinguistic awareness regarding the contextualized use of the two languages. The data also indicate that the distinction (or not) between languages and the respective contexts of use cannot be interpreted only as the presence, or absence, of a metalinguistic awareness regarding the distinct use of the two languages. We found that the apparently “inappropriate” choice of language could be due to several factors.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCAELS, Anouschka e Hanna BATORÉO 2022 Desenvolvimento da Consciência Metalinguística na Aquisição Bilingue de Português Europeu e Neerlandês. Cadernos de PLE. Estudos variacionistas e aplicados em Língua Não-Materna. Osório, Paulo e Lurdes Moutinho (coord.). UA Editora - Universidade de Aveiro. Julho 2022, 32-57. e-ISSN - 2795-5680. URL - https://proa.ua.pt/index.php/cplept_PT
dc.identifier.eissn2795-5680
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12099
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUA Editora - Universidade de Aveiropt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://proa.ua.pt/index.php/cplept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectBilinguismopt_PT
dc.subjectAquisição da linguagempt_PT
dc.subjectAquisição bilinguept_PT
dc.subjectBilinguismo como a primeira línguapt_PT
dc.subjectBilinguismo Português/ Neerlandêspt_PT
dc.subjectConsciência metalinguísticapt_PT
dc.subjectConsciência metalinguística nos falantes bilinguespt_PT
dc.subjectAquisição Bilingue da Primeira Infância (BFLA)pt_PT
dc.subjectPsicolinguísticapt_PT
dc.subjectPortuguês europeupt_PT
dc.subjectLanguage acquisitionpt_PT
dc.subjectBilingual acquisitionpt_PT
dc.subjectMetalinguistic awarenesspt_PT
dc.subjectPortuguese / Dutch Bilingualismpt_PT
dc.titleDesenvolvimento da consciência metalinguística na aquisição bilingue de Português Europeu e Neerlandêspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade de Aveiropt_PT
oaire.citation.endPage57pt_PT
oaire.citation.startPage32pt_PT
oaire.citation.titleCadernos de PLE. Estudos variacionistas e aplicados em Língua Não-Maternapt_PT
person.familyNameBatoréo
person.givenNameHanna
person.identifier.ciencia-id2814-3DE3-B150
person.identifier.orcid0000-0001-9302-1609
person.identifier.scopus-author-id57191271541
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationef63eabb-dcf2-45dd-a708-e39a0e39e140
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryef63eabb-dcf2-45dd-a708-e39a0e39e140

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anouschka Caels & Hanna Batoréo 2022 .pdf
Size:
976.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: