Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
353.4 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho vem ao encontro do nosso desejo de conhecer o modo como as tecnologias digitais podem incrementar o desenvolvimento de adolescentes e de compreender quais os riscos que enfrentam ao navegarem na Internet, assim como descobrir fatores protetores de comportamentos de risco vividos. Os jovens dadas as suas vulnerabilidades, beneficiam da utilização de ferramentas digitais para promoverem as suas aprendizagens, mas encontram-se expostos a diferentes riscos. Os jovens com dificuldades e possuidores de barreiras poderão ter mais obstáculos para ultrapassar os desafios próprios do desenvolvimento humano, sobretudo se o envolvente não constituir um fator facilitador. Definimos como objetivos: 1. Conhecer formas de usar tecnologias digitais como promoção do desenvolvimento de adolescentes; 2. Identificar comportamentos de risco; 3. Descrever fatores protetores de adolescentes no uso de ferramentas digitais; 4. Compreender quais os riscos e os fatores protetores no uso de ferramentas digitais por alunos com necessidades educativas especiais. Realizámos um pequeno estudo exploratório com uma amostra de conveniência a partir da aplicação de um questionário a jovens utilizadores de uma rede social. Presume-se a necessidade de os alunos possuírem literacia digital que os torne aptos a usarem as diferentes ferramentas digitais mas também a ter comportamentos preventivos e protetores da sua integridade. A sua participação em fóruns e em redes sociais ocasionam novas oportunidades, acesso a novas práticas de entretenimento, de aprendizagem e de participação cívica. O uso de ferramentas digitais adaptadas à pessoa, ao conteúdo, e/ou ao contexto podem ser elementos promotores de motivação no desenvolvimento de aprendizagens, de compreensão leitora e escritora de interação com o contexto, de autoconfiança, de imaginação e de autonomia. A utilização de ferramentas digitais por alunos com necessidades educativas especiais requer dos professores formação quer em hardware, quer em software passível de ser aplicado na promoção de aprendizagens de modo a apresentar desafios progressivos, mas adaptados ao ritmo e necessidades educativas e formativas de cada um dos alunos, fomentando a atenção, a concentração, a motivação e o empenho na aprendizagem.
Description
Atas do XXVI Colóquio da Afirse Portugal. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro de 2019.
Keywords
Desenvolvimento Educação inclusiva Riscos Ferramentas digitais Jovens
Citation
Casanova, M. P. (2020). Desenvolvimento e prevenção de riscos no uso de tecnologias digitais In Pinhal, J., Cavaco, C., Cardona, Mª.J., Costa, F., Marques, J. & Faria, R. (Orgs.) (2020). Tempos, espaços e artefactos em Educação.Atas do XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal, pp. 291- 302, Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Publisher
Afirse