Repository logo
 
Publication

Competências digitais e as demandas da sociedade contemporânea: diagnóstico e potencial para formação de professores do Ensino Superior da Bahia

dc.contributor.authorSales, Mary
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.contributor.authorRangel, Márcia Tereza Rebouças
dc.date.accessioned2023-02-09T16:26:26Z
dc.date.available2023-02-09T16:26:26Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA proposta de pesquisa em tela pretende mapear e analisar as relações atuais existentes entre os campos investigativos da prática pedagógica dos professores e das tecnologias, mais especificamente a relação entre as práticas experienciadas e vivenciadas nas salas de aula do ensino superior e o “domínio” das tecnologias para formação no contexto universitário. Compreendemos que esse campo de pesquisa em particular – prática pedagógica e as tecnologias – é muito amplo e explorado em diversas vertentes e encaminha diretamente ao uso de tecnologias na educação, na prática pedagógica docente, nos processos formativos de maneira geral. Desse modo, a ampliação acerca do conhecimento do “domínio” tecnológico que o professor do ensino superior possui das tecnologias, ainda é um segmento da pesquisa nesse campo, que necessita de mais investigação. Tendo, pois, como objetivo, avaliar o nível de proficiência digital de professores do Ensino Superior da Bahia, está em curso a presente pesquisa desenvolvida pela Rede Colaborativa de Aprendizagem (RCA), estrutura criada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), que procura promover o desenvolvimento das competências digitais dos profissionais da educação e fomentar a convergência de modalidades educacionais. A abordagem metodológica tem um cariz quali- -quantitativo, sendo que os resultados da pesquisa permitir-nos-ão definir diferentes trilhas de aprendizagem em função do nível de proficiência diagnosticado.pt_PT
dc.description.abstractThis research proposal intends to map and analyze the relationship between pedagogical practices and technologies, most specifically when it is concerned with the practices developed in classroom of undergraduate programs and the domain of technology related to education in the university. We understand that this research field – pedagogical practice and technologies – is vast and explored in very different aspects and direct the use of technologies in education in the pedagogical practice and in all the formative processes. The development of knowledge possessed by educators in the technological domain in higher education is still a research field in need of investigation. Its objective is to evaluate the level of digital proficiency of university teachers in Bahia. This research is conducted in the Collaborative Learning Network created by Bahia Federal University in order to promote the development of digital competences of educators and the convergence of educational modalities. The methodological approach is qualitative and quantitative and the results will allow the definition of learning tracks related to the proficiency level diagnosed.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSALES, Mary Valda, MOREIRA, J. António, & RANGEL, Márcia (2019). Competências digitais e as demandas da sociedade contemporânea: diagnóstico e potencial para formação de professores do Ensino Superior da Bahia, Série-Estudos, vol. 24, n.º 51, maio/agosto 2019, 89-120pt_PT
dc.identifier.doiorg/10.20435/serie-estudos.v24i51.1290pt_PT
dc.identifier.eissn2318-1982
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13349
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1290pt_PT
dc.subjectCompetências digitaispt_PT
dc.subjectFluência digitalpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectDigital competencespt_PT
dc.subjectDigital fluencypt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titleCompetências digitais e as demandas da sociedade contemporânea: diagnóstico e potencial para formação de professores do Ensino Superior da Bahiapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage120pt_PT
oaire.citation.startPage89pt_PT
oaire.citation.titleSérie-Estudospt_PT
person.familyNameSales
person.familyNameMoreira
person.familyNameRebouças Rangel
person.givenNameMary
person.givenNameJ. António
person.givenNameMárcia Tereza
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0003-1315-1054
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.orcid0000-0002-6116-6421
person.identifier.ridE-5516-2015
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationa701f623-f80b-4db5-a2ad-8029138b5916
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication504ff980-80a2-4d15-aad0-75a1afe03288
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
53.Artigo_1290-3717-1-PB.pdf
Size:
1.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: