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Advisor(s)
Abstract(s)
É a através de uma simples fotografia observada numa obra de Sebald que Daniel Blaufuks vai tentar (re)construir a memória possível do indizível e do horror em Terezin, cidade fortificada da Checoslováquia ocupada durante a II Guerra Mundial. É a partir de conversas com um jovem casal sobrevivente de um gueto supostamente exemplar para fins de propaganda que Milan Kundera vai, num curto ensaio, recuperar do esquecimento alguns nomes da música checa, considerados por Goebels «músicos degenerados», que aí viveram e criaram numa aldeia Potemkin. É pelo testemunho do último responsável judeu do campo, Benjamin Murmelstein, e através da entrevista com o antigo delegado do comité internacional da Cruz-Vermelha, Maurice Rossel que visitou Terezin a convite das autoridades nazis, que Claude Lanzmann restitui e se interroga, nos interroga, sobre o que poderá ter sido a vida das dezenas de milhares de judeus que por aí passaram.
É justamente na tensão entre memória e esquecimento, nas suas confluências, contradições, paradoxos e ambivalências que se irá exercer a nossa reflexão em torno de obras de Blaufuks, Kundera e Lanzmann.
Description
Simpósio internacional Daniel Blauguks: Roteiros e Intersecções. Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras. Centro de Estudos Comaratistas. 9 de outubro de 2017.
Keywords
Blaufuks (Daniel) Milan Kundera, 1929-2023 Lanzmann (Claude) Terezin História do séc.XX Música
Citation
Gonçalves, Luís Carlos Pimenta (2017). "Representações cruzadas de Terezin em Blaufuks, Kundera e Lanzmann" [texto de comunicação].