Publication
Literacia para os media dos estudantes do ensino básico e secundário: uma análise de resultados do MABE em 2015 e 2017
dc.contributor.author | Novo, Ana | |
dc.contributor.author | Bastos, Glória | |
dc.date.accessioned | 2020-01-03T15:40:10Z | |
dc.date.available | 2020-01-03T15:40:10Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O processo de avaliação das Bibliotecas Escolares, desenvolvido pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, tem vindo a realizar-se através da aplicação de um modelo de autoavaliação. Este instrumento assenta num conjunto de elementos, entre os quais a recolha de dados através de questionários aplicados a alunos dos diferentes níveis de escolaridade. O modelo contempla quatro domínios, que constituem parcelas de análise e avaliação em harmonia com os principais eixos de trabalho da Biblioteca Escolar, sendo no domínio A. “Currículo, literacias e aprendizagem”, que se aponta para uma atuação na área da literacia mediática, concretamente no subdomínio A2. “Formação para as literacias da informação e dos media”. Nesta comunicação, examinamos as respostas obtidas através dos questionários aplicados, no referido âmbito, a alunos dos distritos de Évora, Leiria, Setúbal e Vila Real, nos anos de 2015 e 2017. Essa análise foca-se nas questões que remetem de forma mais direta para a realização de atividades relacionadas com os meios de comunicação social e o desenvolvimento de competências para a publicação de conteúdos na internet e aquisição de comportamentos seguros nesse contexto. O estudo efetuado cruza as regiões e os dois períodos temporais indicados, verificando as incidências e os contrastes nas dimensões estudadas no universo observado. A partir dessa análise, apontam-se algumas perspetivas sobre o papel da Biblioteca Escolar nas questões da literacia, nomeadamente a literacia mediática, e desenham-se alguns caminhos de desenvolvimento. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Novo, Ana; Bastos, Glória - Literacia para os media dos estudantes do ensino básico e secundário: uma análise de resultados do MABE em 2015 e 2017. In Congresso Literacia, media e Cidadania, 5, Aveiro, 2019 - "Tecnologia, desinformação e ética [Em linha]: livro de atas". Editado por Sara Pereira. Braga: CECS, 2019. ISBN 978-989-8600-86-8. p. 244-257 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8600-86-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/9009 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CECS | pt_PT |
dc.subject | Literacia para os media | pt_PT |
dc.subject | Rede de Bibliotecas Escolares | pt_PT |
dc.subject | MABE - Modelo Avaliação das Bibliotecas Escolares | pt_PT |
dc.title | Literacia para os media dos estudantes do ensino básico e secundário: uma análise de resultados do MABE em 2015 e 2017 | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 257 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 244 | pt_PT |
oaire.citation.title | Literacia, Media e Cidadania – Livro de Atas do 5.º congresso | pt_PT |
person.familyName | Novo | |
person.familyName | Bastos | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Glória | |
person.identifier.ciencia-id | D21F-18A8-CB8E | |
person.identifier.ciencia-id | 7A18-34B1-BF8D | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9179-6352 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1432-225X | |
person.identifier.scopus-author-id | 57073135900 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 22a611f4-01f4-4a8e-b717-879d6ea4a01e | |
relation.isAuthorOfPublication | 7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b |