Repository logo
 
Publication

Literacia para os media dos estudantes do ensino básico e secundário: uma análise de resultados do MABE em 2015 e 2017

dc.contributor.authorNovo, Ana
dc.contributor.authorBastos, Glória
dc.date.accessioned2020-01-03T15:40:10Z
dc.date.available2020-01-03T15:40:10Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO processo de avaliação das Bibliotecas Escolares, desenvolvido pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, tem vindo a realizar-se através da aplicação de um modelo de autoavaliação. Este instrumento assenta num conjunto de elementos, entre os quais a recolha de dados através de questionários aplicados a alunos dos diferentes níveis de escolaridade. O modelo contempla quatro domínios, que constituem parcelas de análise e avaliação em harmonia com os principais eixos de trabalho da Biblioteca Escolar, sendo no domínio A. “Currículo, literacias e aprendizagem”, que se aponta para uma atuação na área da literacia mediática, concretamente no subdomínio A2. “Formação para as literacias da informação e dos media”. Nesta comunicação, examinamos as respostas obtidas através dos questionários aplicados, no referido âmbito, a alunos dos distritos de Évora, Leiria, Setúbal e Vila Real, nos anos de 2015 e 2017. Essa análise foca-se nas questões que remetem de forma mais direta para a realização de atividades relacionadas com os meios de comunicação social e o desenvolvimento de competências para a publicação de conteúdos na internet e aquisição de comportamentos seguros nesse contexto. O estudo efetuado cruza as regiões e os dois períodos temporais indicados, verificando as incidências e os contrastes nas dimensões estudadas no universo observado. A partir dessa análise, apontam-se algumas perspetivas sobre o papel da Biblioteca Escolar nas questões da literacia, nomeadamente a literacia mediática, e desenham-se alguns caminhos de desenvolvimento.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationNovo, Ana; Bastos, Glória - Literacia para os media dos estudantes do ensino básico e secundário: uma análise de resultados do MABE em 2015 e 2017. In Congresso Literacia, media e Cidadania, 5, Aveiro, 2019 - "Tecnologia, desinformação e ética [Em linha]: livro de atas". Editado por Sara Pereira. Braga: CECS, 2019. ISBN 978-989-8600-86-8. p. 244-257pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8600-86-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9009
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCECSpt_PT
dc.subjectLiteracia para os mediapt_PT
dc.subjectRede de Bibliotecas Escolarespt_PT
dc.subjectMABE - Modelo Avaliação das Bibliotecas Escolarespt_PT
dc.titleLiteracia para os media dos estudantes do ensino básico e secundário: uma análise de resultados do MABE em 2015 e 2017pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage257pt_PT
oaire.citation.startPage244pt_PT
oaire.citation.titleLiteracia, Media e Cidadania – Livro de Atas do 5.º congressopt_PT
person.familyNameNovo
person.familyNameBastos
person.givenNameAna
person.givenNameGlória
person.identifier.ciencia-idD21F-18A8-CB8E
person.identifier.ciencia-id7A18-34B1-BF8D
person.identifier.orcid0000-0002-9179-6352
person.identifier.orcid0000-0002-1432-225X
person.identifier.scopus-author-id57073135900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication22a611f4-01f4-4a8e-b717-879d6ea4a01e
relation.isAuthorOfPublication7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
21_lmc5.pdf
Size:
204.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: