Repository logo
 
Publication

O ensino da literatura e as renovadas interfaces de Gutenberg

dc.contributor.authorVila Maior, Dionísio
dc.date.accessioned2020-11-12T14:58:44Z
dc.date.available2020-11-12T14:58:44Z
dc.date.issued2020-11
dc.description.abstractVídeo onde reflito, de um modo geral, sobre o espaço cibercultural e o ensino da literatura. No cenário civilizacional contemporâneo, que muito assenta na cultura do imediato, tantas vezes em detrimento da dimensão humana e humanista, torna-se imprescindível proporcionar hábitos e leituras que de algum modo possam contribuir para a preservação, esclarecimento, divulgação e estruturação de uma outra memória, marcada esta por hábitos de leitura e de escrita, por uma consciência do livro como “fonte da vitalidade do espírito” (como disse George Steiner), mesmo que à custa do recurso ao multivocalismo hipertextual. Sabendo-se que nem a Literatura, nem as condutas sociais são fenómenos estáticos — e a Língua, como disse Mikhaïl Bakhtine «vit et évolue historiquement dans la communication verbale concrète, non dans le système linguistique abstrait des formes de la langue, non plus que dans le psychisme individuel des locuteurs» —, procurarei abordar, entre outras questões anexas: a necessidade de se outorgar a confiança às Humanidades (e, no caso concreto, à Literatura); a (absoluta) necessidade do hábito da escrita e da leitura do texto literário, num universo cada vez mais marcado pelas novas tecnologias da informação e comunicação que vão cromatizando polifonicamente uma cultura digital com uma interface dominada pelo poder cibercultural e hipertextual da webwriting e da weblecturept_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10153
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteraturapt_PT
dc.subjectDidática da literaturapt_PT
dc.subjectLivropt_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.subjectTecnologias da informaçãopt_PT
dc.subjectTecnologias da comunicaçãopt_PT
dc.subjectHipertextopt_PT
dc.subjectCriação e produção literáriaspt_PT
dc.subjectCultura digitalpt_PT
dc.subjectUmberto Ecopt_PT
dc.subjectItalo Calvinopt_PT
dc.titleO ensino da literatura e as renovadas interfaces de Gutenbergpt_PT
dc.typelearning object
dcterms.instructionalMethodRefletir sobre as novas experiências de produção, leitura e ensino e sobre as novas relações entre autor, editor e leitor propiciadas pelas novas infraestruturas tecnológicas no universo digital e ciberculturalpt_PT
dspace.entity.typePublication
person.familyNameVila Maior
person.givenNameDionísio
person.identifier.ciencia-id7A1D-3726-CD73
person.identifier.orcid0000-0002-5425-0051
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typepedagogicalPublicationpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationeb81eb48-f64d-4be9-8b73-8b6469e31cc1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryeb81eb48-f64d-4be9-8b73-8b6469e31cc1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O ensino da literatura e as renovadas interfaces de Gutenberg.pdf
Size:
409.37 KB
Format:
Adobe Portable Document Format