Repository logo
 
Publication

As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede

dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.date.accessioned2021-11-05T12:38:00Z
dc.date.available2021-11-05T12:38:00Z
dc.date.issued2021
dc.descriptionProdução científica Integrada no âmbito de projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta.pt_PT
dc.description.abstractNo contexto da sociedade globalizada, as tecnologias da informação e comunicação dão corpo à cibercultura e, mais concretamente, permitem promover a inteligência coletiva. Tais dinâmicas estão presentes em muitos eixos da atividade humana, nomeadamente na educação, incluindo na educação aberta. Assim, e posicionando-nos neste eixo, refletimos sobre o impacto das tecnologias nos sistemas educativos, em particular no contexto dos ambientes virtuais de aprendizagem. Para o efeito, consideramos uma tecnologia educacional em rede específica – a Wikipédia –, explorando o seu potencial, quer enquanto resultado da sabedoria das multidões, quer como uma comunidade de prática. E, da integração curricular que temos vindo a fazer desta enciclopédia, exemplo paradigmático da Web 2.0, salienta-se que por via da COVID-19, na atualidade, adquire uma outra dimensão no campo educativo, seja totalmente a distância ou na modalidade de blended learning.pt_PT
dc.description.abstractIn the context of a globalized society, information and communication technologies embody cyberculture and, more specifically, allow the promotion of collective intelligence. Such dynamics are present in many axes of human activity, namely in education, including open education. Thus, and assuming that axis, we reflect on the impact of technologies on educational systems, particularly in the context of virtual learning environments. To that end, we consider a specific networked educational technology – Wikipedia –, exploring its potential both as a result of the wisdom of the crowds and as a community of practice. And, from the curricular integration we have been considering of this encyclopedia, a paradigmatic example of Web 2.0, it is noteworthy that, because of COVID-19, currently, it acquires a different dimension in the educational field, whether entirely at a distance or in the blended learning modality.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCardoso, T. & Pestana, F. (2021). As TIC como Ambientes Virtuais Abertos de Aprendizagem na Sociedade em Rede. Revista UFG, 21, pp. 1-26.pt_PT
dc.identifier.issn2179-2925
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11348
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRevista UFGpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/70044pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCiberculturapt_PT
dc.subjectInteligência coletivapt_PT
dc.subjectBlended learningpt_PT
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagempt_PT
dc.subjectTecnologias educacionais em redept_PT
dc.subjectCyberculturept_PT
dc.subjectCollective intelligencept_PT
dc.subjectVirtual learning environmentspt_PT
dc.subjectNetworked educational technologiespt_PT
dc.titleAs TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em redept_PT
dc.title.alternativeICT as open virtual learning environments in the networked societypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceGoiâniapt_PT
oaire.citation.endPage26pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista UFGpt_PT
oaire.citation.volume21pt_PT
person.familyNameCardoso
person.familyNamePestana
person.givenNameTeresa Margarida Loureiro
person.givenNameFilomena
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cardoso_&_Pestana_Revista UFG.pdf
Size:
437 KB
Format:
Adobe Portable Document Format