Repository logo
 
Publication

Gamificação na educação: ensino de metodologias ativas no curso de Licenciatura em Ciências da Computação

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorNery Filho, Jesse
dc.date.accessioned2024-09-17T10:13:48Z
dc.date.available2024-09-17T10:13:48Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma pesquisa sobre o uso da gamificação na disciplina de Jogos Eletrônicos na Educação em um curso de Licenciatura em Ciências da Computação no IFBAIANO, Campus Senhor do Bonfim. A investigação foi conduzida em duas abordagens distintas. A primeira abordagem, a gamificação foi aplicada ao longo de toda a disciplina e a segunda abordagem a gamificação foi utilizada em aulas específicas. O objetivo principal da pesquisa foi analisar as vantagens de cada abordagem e tecer considerações com base em autores da área de gamificação na educação, além de examinar como essas estratégias se adaptaram a contextos distintos. Nessa pesquisa foi evidenciada a efetividade dessa abordagem pedagógica em um curso de licenciatura em ciências da computação. Tanto a aplicação contínua da gamificação quanto a sua adoção em partes da matéria apresentaram vantagens distintas para o processo de ensino-aprendizagem, como: o aumento do engajamento dos alunos, a melhoria na aprendizagem e retenção de conhecimentos, a promoção da colaboração e interação, a motivação dos alunos e a possibilidade de transferência para outros contextos educacionais são fatores que evidenciam o potencial positivo da gamificação na educação, podendo auxiliar educadores a enriquecer suas práticas pedagógicas e tornar o processo de aprendizagem mais estimulante e eficiente.pt_PT
dc.description.abstractThis article presents research on the use of gamification in the Electronic Games in Education discipline in a Computer Science Degree course at IFBAIANO, Campus Senhor do Bonfim. The investigation was conducted using two distinct approaches. The first approach, gamification, was applied throughout the subject and the second approach, gamification, was used in specific classes. The main objective of the research was to analyze the advantages of each approach and make considerations based on authors in the area of gamification in education, in addition to examining how these strategies were adapted to different contexts. This research demonstrated the effectiveness of this pedagogical approach in a computer science degree course. Both the continuous application of gamification and its adoption in parts of the subject presented distinct advantages for the teaching-learning process, such as: increasing student engagement, improving learning and knowledge retention, promoting collaboration and interaction, Student motivation and the possibility of transfer to other educational contexts are factors that highlight the positive potential of gamification in education, which can help educators enrich their pedagogical practices and make the learning process more stimulating and efficient.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationNery Filho, Jesse - Gamificação na educação: ensino de metodologias ativas no curso de Licenciatura em Ciências da Computação. RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 7, nº 2 (julho-dez. 2024)pt_PT
dc.identifier.doi10.34627/redvol7iss2e202418pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16569
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. LE@Dpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/36596pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectMetodologias ativaspt_PT
dc.subjectGamificationpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectActive methodologiespt_PT
dc.titleGamificação na educação: ensino de metodologias ativas no curso de Licenciatura em Ciências da Computaçãopt_PT
dc.title.alternativeGamification in education: teaching active methodologies in the Computer Science Degree coursept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRE@D – Revista de Educação a Distância e eLearningpt_PT
person.familyNameNery Filho
person.givenNameJesse
person.identifier.ciencia-id0C1D-79F0-E623
person.identifier.orcid0000-0002-7950-963X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationae8a5db8-7fa8-44aa-8658-e51fb72d525a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryae8a5db8-7fa8-44aa-8658-e51fb72d525a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
36596-Texto do Trabalho-166517-1-10-20240819.pdf
Size:
556.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
8 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: