Repository logo
 
Publication

Textos sonoros na didática de línguas estrangeiras em Portugal: algumas práticas, dificuldades e potencialidades

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorCastelo, Adelina
dc.contributor.authorBraz, Ana
dc.contributor.authorSeara, Isabel
dc.date.accessioned2024-12-16T17:00:22Z
dc.date.available2024-12-16T17:00:22Z
dc.date.issued2024-09-27
dc.description.abstractVários estudos empíricos e reflexões didáticas têm reconhecido a relevância de utilizar audiolivros e podcasts (que designamos conjuntamente como “textos sonoros”) no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para desenvolver competências como a compreensão oral, a expressão oral e o vocabulário. Contudo, algumas experiências e trabalhos apontam no sentido de estes recursos didáticos, de fácil acessibilidade, não estarem a ser suficientemente aproveitados, pelo que se torna relevante investigar o tema. Assim, o presente trabalho visa explorar quais são as práticas, as dificuldades e as potencialidades do uso dos textos sonoros e como estas são percebidas por professores e alunos. Na prossecução deste objetivo, foi disponibilizado um questionário online, ao qual responderam 29 professores e 19 alunos adultos de diversas línguas estrangeiras (incluindo o português) que estudaram ou residiam em Portugal. Tratou-se de uma amostra de conveniência, relativamente heterogénea, recrutada através de contactos pessoais e redes sociais, permitindo-nos captar um pouco do panorama do uso de textos sonoros no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras em Portugal. Destacam-se os seguintes resultados. Em termos de compreensão dos conceitos em causa, por comparação com os alunos, os professores dominam melhor os conceitos de audiolivro e de podcast. Quanto a práticas, os professores reconhecem uma utilização modesta destes recursos, embora valorizem a sua utilidade. Já as respostas dos alunos apontam no sentido de o recurso aos textos sonoros no ensino ser ainda menor do que o percebido e relatado pelos professores, de este ser menos valorizado pelos alunos e de, apesar disso, muitos discentes já terem usado textos sonoros por iniciativa própria na sua aprendizagem de línguas estrangeiras. Quanto às dificuldades no uso dos textos sonoros, a maioria dos docentes de línguas estrangeiras aponta a falta de tempo letivo para abordar ou integrar os audiolivros e os podcasts nas aulas, a fraca disponibilidade de audiolivros ou podcasts gratuitos e a falta de tempo para pesquisar esses recursos. Nas suas respostas, os alunos de línguas estrangeiras assinalam a falta de tempo para procurar os audiolivros/podcasts, a falta de tempo para os usar e a pouca disponibilidade de audiolivros/podcasts gratuitos, coincidindo nestes três pontos com a opinião dos professores. Mencionam ainda a dificuldade de concentração durante a audição. Por sua vez, no que diz respeito às potencialidades dos textos sonoros, docentes e discentes apontam maioritariamente o alargamento do vocabulário, a melhoria da pronúncia e o contacto com diferentes variedades da língua. Os alunos acrescentam, ainda, a possibilidade de aperfeiçoamento da expressão oral. Na presente comunicação, pretende-se, portanto, fundamentar a metodologia seguida, apresentar e discutir os resultados obtidos e concluir com a apresentação de propostas de ações futuras que promovam um uso mais recorrente e proveitoso dos textos sonoros no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/draftpt_PT
dc.identifier.citationCastelo, A., Braz, A., & Seara, I. (2024). Textos sonoros na didática de línguas estrangeiras em Portugal: algumas práticas, dificuldades e potencialidades. Colóquio Internacional “Tradição e inovação na cultura portuguesa. 50 anos de Estudos Lusófonos na Roménia” (Universidade de Bucareste, Bucareste, 27-28/09/2024).pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16956
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagem de línguas estrangeiraspt_PT
dc.subjectAudiolivrospt_PT
dc.subjectPodcastspt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectPerceções de professores e alunospt_PT
dc.titleTextos sonoros na didática de línguas estrangeiras em Portugal: algumas práticas, dificuldades e potencialidadespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/Concurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017%2F2018) - Financiamento Base/UIDB%2F00214%2F2020/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/Concurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017%2F2018) - Financiamento Base/UIDB%2F04372%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade de Bucareste, Bucarestept_PT
oaire.citation.titleColóquio Internacional “Tradição e inovação na cultura portuguesa. 50 anos de Estudos Lusófonos na Roménia”pt_PT
oaire.fundingStreamConcurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017/2018) - Financiamento Base
oaire.fundingStreamConcurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017/2018) - Financiamento Base
person.familyNameCastelo
person.familyNamePereira Braz
person.familyNameSeara
person.givenNameAdelina
person.givenNameAna Cristina
person.givenNameIsabel
person.identifier.ciencia-id821E-ABA2-80B9
person.identifier.ciencia-id3E1D-7319-3000
person.identifier.ciencia-idCF12-7F83-CF53
person.identifier.orcid0000-0002-9079-1066
person.identifier.orcid0000-0002-2818-9699
person.identifier.orcid0000-0003-2117-5320
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationcf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d
relation.isAuthorOfPublication2264acac-0d53-4b3e-914b-e52dfafaf000
relation.isAuthorOfPublicatione502af87-795d-4edb-b9e0-7541da4e42d8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d
relation.isProjectOfPublication71c2c49f-ae30-4929-9ea7-dcd5aad64ab5
relation.isProjectOfPublicationac59ac83-d352-4988-8575-44825e864e9d
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery71c2c49f-ae30-4929-9ea7-dcd5aad64ab5

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Castelo Braz Seara 2024-Resumo-Roménia.pdf
Size:
31.04 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: