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Supervisão colaborativa: práticas profissionais e o papel das lideranças: estudo de caso

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Isolina
dc.contributor.authorOliveira, Conceição de
dc.date.accessioned2020-07-15T14:31:32Z
dc.date.available2020-07-15T14:31:32Z
dc.date.issued2020-06-26
dc.date.submitted2020-07-15
dc.description.abstractNuma sociedade massificada, informatizada e globalizada em que os jovens chegam à escola com múltiplas experiências, o professor não pode encarar a sua praxis de forma solitária. Neste sentido, a supervisão trabalhada como dispositivo de desenvolvimento profissional, associada a práticas colaborativas, constitui-se uma mais-valia para a ação docente, prática que tem vindo, progressivamente, a introduzir-se no meio educativo. De acordo com o referido, a presente investigação visa, num primeiro momento, identificar as perceções das lideranças acerca de dois conceitos cúmplices: a supervisão e a colaboração, duas componentes nucleares centradas na dimensão formativa, de cariz interativo e reflexivo, numa dinâmica transformadora, com enfoque no desenvolvimento profissional do professor e na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Pretende-se, ainda, compreender as práticas de supervisão, os modos de trabalho colaborativo e percecionar o papel das lideranças no desenvolvimento dessas práticas. Do ponto de vista metodológico, a investigação enquadra-se no estudo de caso, com uma abordagem mista: qualitativa e quantitativa, a partir de oito entrevistas individuais ao diretor, a dois adjuntos do diretor, a cinco coordenadores de departamento e vinte e um inquéritos por questionário, aplicados aos diretores de turma. Os dados recolhidos foram cruzados com o Regulamento Interno do Agrupamento e o Projeto Educativo. Os resultados evidenciam diferentes entendimentos acerca da supervisão e da colaboração, compreensões divergentes das práticas de supervisão e dos modos de trabalho colaborativo e perceções distintas quanto ao papel das lideranças no desenvolvimento das práticas e no desenvolvimento profissional.pt_PT
dc.description.abstractIn our massified, computerised and globalised society, young people arrive at school with multiple experiences. Teachers cannot, thus, look at their praxis from an isolated perspective. Consequently, in order to be seen as an asset to the teaching process, supervision should be approached as a tool which can be used for professional development, together with collaborative practices. In fact, this approach has been gradually introducing itself in education. Following the aforementioned reality, the current research aims, first and foremost, at identifying the perceptions of those in leadership positions concerning two concurrent concepts: supervision and collaboration. Both concepts are central components which focus on a training dimension with an interactive and reflexive character; they also imply a transformation dynamic centred on teachers’ professional development and the quality of the learning process. It is the goal of this research to understand supervision practices and types of collaborative work and also to realize what the role of those in leadership positions may be in the development of those practices. In terms of methodology, this research will be a case-study following both a qualitative and quantitative approach; it will depart from eight individual interviews - to the school headmaster, two of the headmaster’s assistants and five department coordinators - and a questionnaire to twenty-one class tutors. The data have been analysed and crossed with the formal document stating the school’s internal regulations and the school’s educational project. The results show different views on supervision and collaboration, diverse understandings of supervision practices and types of collaborative work and also distinct perceptions on the role of those in leadership positions in the development of those practices and in professional development.pt_PT
dc.identifier.citationOliveira, Conceição de - Supervisão colaborativa [Em linha]: práticas profissionais e o papel das lideranças: estudo de caso. [S.l.]: [s.n.], 2020. 198 p.
dc.identifier.tid202501558
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9857
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPráticas colaborativaspt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectEstudo de casospt_PT
dc.subjectCollaborationpt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.subjectSupervisionpt_PT
dc.titleSupervisão colaborativa: práticas profissionais e o papel das lideranças: estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNamede Oliveira
person.givenNameConceição
person.identifier.orcid0000-0003-2867-2514
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione742d4b5-4b20-48e7-963a-f3974cdd74e5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye742d4b5-4b20-48e7-963a-f3974cdd74e5
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapt_PT

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