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- Supervisão colaborativa: práticas profissionais e o papel das lideranças: estudo de casoPublication . Oliveira, Conceição de; Oliveira, IsolinaNuma sociedade massificada, informatizada e globalizada em que os jovens chegam à escola com múltiplas experiências, o professor não pode encarar a sua praxis de forma solitária. Neste sentido, a supervisão trabalhada como dispositivo de desenvolvimento profissional, associada a práticas colaborativas, constitui-se uma mais-valia para a ação docente, prática que tem vindo, progressivamente, a introduzir-se no meio educativo. De acordo com o referido, a presente investigação visa, num primeiro momento, identificar as perceções das lideranças acerca de dois conceitos cúmplices: a supervisão e a colaboração, duas componentes nucleares centradas na dimensão formativa, de cariz interativo e reflexivo, numa dinâmica transformadora, com enfoque no desenvolvimento profissional do professor e na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Pretende-se, ainda, compreender as práticas de supervisão, os modos de trabalho colaborativo e percecionar o papel das lideranças no desenvolvimento dessas práticas. Do ponto de vista metodológico, a investigação enquadra-se no estudo de caso, com uma abordagem mista: qualitativa e quantitativa, a partir de oito entrevistas individuais ao diretor, a dois adjuntos do diretor, a cinco coordenadores de departamento e vinte e um inquéritos por questionário, aplicados aos diretores de turma. Os dados recolhidos foram cruzados com o Regulamento Interno do Agrupamento e o Projeto Educativo. Os resultados evidenciam diferentes entendimentos acerca da supervisão e da colaboração, compreensões divergentes das práticas de supervisão e dos modos de trabalho colaborativo e perceções distintas quanto ao papel das lideranças no desenvolvimento das práticas e no desenvolvimento profissional.
- A lógica matemática nos curricula do ensino secundário em PortugalPublication . Valentim, Luís Manuel Goulart; Engrácia, Patrícia da Conceição Martins; Ferreira, GildaNesta dissertação far-se-á uma visita às reformas dos currículos de Matemática a partir das reformas do ensino que ocorreram na segunda metade do sec. XX e XXI no sentido de tentar perceber o papel que foi dado à Lógica Matemática nessa evolução. Será também dada atenção a influências externas determinantes nesse processo. De passagem debruçarnos-emos sobre o alargamento da escolaridade obrigatória e sobre a tentativa de abolição de uma escola elitista. Os principais vultos das reformas que promoveram e acreditaram nos benefícios da lecionação de Lógica Matemática serão mais detalhadamente abordados. Também se fará uma cuidadosa análise das posições contrárias, nomeadamente daqueles que, em várias épocas, mais criticaram o que achavam ser excesso de formalismo, raciocínio dedutivo e abordagens carregadas de teoremas e axiomas. Abordaremos muito resumidamente o nascimento da associação profissional de professores no último quartel do sec. XX e com mais detalhe a influência que este movimento associativo teve na definição de políticas educativas. Posteriormente far-se-á uma abordagem a aspetos científicos da Lógica restringindo esta abordagem à Lógica de Proposições e à Lógica de Predicados.
- Percepção das comunidades locais acerca do desenvolvimento do turismo na Ilha do IboPublication . Maiela, Arsília Anastácio; Fernandes, Filipa; Simão, JoãoA percepção das comunidades locais acerca do desenvolvimento do turismo na Ilha do Ibo tem sido construída através dos impactos do turismo e do sentido que estas comunidades atribuem ao turismo. A Ilha do Ibo localiza-se na parte insular do Parque Nacional das Quirimbas com uma população de aproximadamente treze mil habitantes que se dedica a pesca artesanal, ao turismo e ao pequeno comércio. O turismo surge como a segunda actividade depois da pesca, desenvolvida por operadores turísticos, maioritariamente estrangeiros que empregam mão-de-obra local como cozinheiros, guardas, serventes de mesa, jardineiros etc. Ocupam estas posições devido as qualificações mais baixas e ao fraco investimento na educação na Ilha do Ibo. Apesar destas qualificações apresentadas pelos residentes, na Ilha do Ibo, o turismo tem sido uma acti-vidade desenvolvida para estimular a economia local. Para além dos benefícios directos, as co-munidades recebem 20% das receitas produzidas pelos operadores turísticos que são canalizadas para o fundo de maneio do Parque Nacional das Quirimbas e posteriormente para as comunida-des através dos comités de gestão. Assim esta tese tem como objectivo compreender de que forma o desenvolvimento do turismo na Ilha do Ibo é percecionado pelas comunidades locais. A componente teórica incidiu sobre a temática do turismo, obdeceu um índice previamente ela-borado sobre temas que foram tratados neste trabalho tais como: desenvolvimento do turismo, a percepção das comunidades locais sobre o turismo na Ilha do Ibo e a participação das comuni-dades locais em iniciativas de desenvolvimento. Optou-se por um paradigma qualitativo que tem como características específicas as interações sociais, podendo ser descritas e analisadas fora dos contextos estatísticos. As técnicas de recolha de Dados foram a pesquisa bibliográfica, pes-quisa documental e as entrevistas semi- estruturadas. Os participantes foram seleccionados atra-vés da amostragem por acessibilidade e conveniência e por uma amostragem opiniática. Para a análise de dados usou-se como técnica a análise de conteúdo. Com este estudo foi possível per-ceber que nem todas as comunidades percebem os benefícios do turismo. Sómente aquelas que trabalham nas estâncias turísticas e estão nos conselhos de gestão é que percebem os efeitos visíveis do turismo no bem-estar das comunidades locais. Recomenda-se as entidades locais públicas e privadas a integração das comunidades locais no processo de desenvolvimento do turismo, desde a planificação à implementação de projectos turísticos, aumentando-lhes o co-nhecimento sobre os benefícios do turismo através de palestras, eventos de turismo, feiras de arte e gastronomia local, campanhas de sensibilização sobre o saneamento do meio, assim como a importância sobre o conhecimento dos valores culturais como forma de incentivar a participa-ção da comunidade local nas decisões sobre o turismo para permitir uma melhor gestão e con-servação dos recursos naturais e culturais existentes na Ilha do Ibo por forma a tornar a Ilha um destino de turismo natural e cultural reconhecido internacionalmente.