Repository logo
 
Publication

Fundamentos teóricos para o desenho lúdico da aprendizagem no ensino superior digital flexível

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.authorAfonso, Ana Paula
dc.date.accessioned2025-06-02T14:01:42Z
dc.date.available2025-06-02T14:01:42Z
dc.date.issued2025
dc.description.abstractPlayful learning offers an innovative pedagogical framework for addressing the challenges of engagement and creativity in digital and flexible higher education. This paper examines how play, imagination, and creativity are foundational elements for effective learning design, drawing on Vygotskian theory to explore the progression from playful activities to creative expression. It proposes practical strategies for incorporating playful learning approaches to foster critical thinking, adaptability, and intrinsic motivation. The article highlights the potential of playful learning to enrich educational experiences within technology-mediated contexts. By proposing a pathway from play to creation, this theoretical analysis informs the design of dynamic, student-centred digital learning environments, encouraging innovative practices in higher education.eng
dc.description.abstractA aprendizagem lúdica oferece um quadro pedagógico inovador para enfrentar os desafios do envolvimento e da criatividade no ensino superior digital e flexível. Este artigo analisa a forma como o jogo, a imaginação e a criatividade são elementos fundamentais para uma conceção eficaz da aprendizagem, baseando-se na teoria vygotskiana para explorar a progressão das atividades lúdicas para a expressão criativa. Propõe estratégias práticas para incorporar abordagens lúdicas de aprendizagem para promover o pensamento crítico, a adaptabilidade e a motivação intrínseca. O artigo destaca o potencial da aprendizagem lúdica para enriquecer as experiências educativas em contextos mediados pela tecnologia. Ao propor um percurso que vai do jogo à criação, esta análise teórica contribui para a conceção de ambientes de aprendizagem digitais dinâmicos e centrados no aluno, incentivando práticas inovadoras no ensino superior.por
dc.identifier.doi10.34627/redvol8iss1e202503
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19911
dc.language.isoeng
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade Abrta. LE@D
dc.relation.hasversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/39429
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectPlayful learning
dc.subjectHigher education
dc.subjectLearning design
dc.subjectFlexible learning
dc.subjectDigital learning
dc.subjectAprendizagem lúdica
dc.subjectEnsino superior
dc.subjectDesenho da aprendizagem
dc.subjectAprendizagem flexível
dc.subjectAprendizagem digital
dc.titleFundamentos teóricos para o desenho lúdico da aprendizagem no ensino superior digital flexívelpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue1
oaire.citation.titleRE@D. Revista de Educação a Distância e eLearning
oaire.citation.volume8
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameAfonso
person.givenNameAna Paula
person.identifier.ciencia-id0F14-9519-51DD
person.identifier.orcid0000-0001-6701-0922
person.identifier.scopus-author-id56027709100
relation.isAuthorOfPublicationa6b743f6-6539-4898-af49-f97ff8f209ba
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya6b743f6-6539-4898-af49-f97ff8f209ba

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
39429-Texto do Trabalho-177469-1-10-20241211.pdf
Size:
736.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
8 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: