Repository logo
 
Publication

Meta-análise da página lusófona do programa Wikipédia na Universidade: o que nos diz a Macro Categoria Referenciais?

dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.date.accessioned2021-12-13T15:06:28Z
dc.date.available2021-12-13T15:06:28Z
dc.date.issued2021
dc.descriptionProdução científica integrada na Investigação do Pós-doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning. Projeto acolhido pela UID 4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta- Referência: UID4372/FCT-FA-PPhD2019-02pt_PT
dc.description.abstractOs ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) assumem, por via da globalização e da crise pandémica que assolou a Humanidade, especial relevo na Educação. Estes ambientes, quando adequadamente desenhados e integrados curricularmente, permitem a construção do conhecimento e dão lugar a aprendizagens significativas. A Wikipédia pode constituir um desses ambientes, como temos vindo a defender, tal como outros autores que se têm dedicado a este fenómeno. Assim, o presente capítulo é um recorte de uma investigação mais ampla e tem como finalidade apresentar o trabalho de implementação educativa do referido AVA, desenvolvido no âmbito do Programa Wikipédia na Universidade, pela comunidade lusófona. Metodologicamente, no estudo exploratório, de cariz descritivo e índole meta-analítica, de natureza mista, foi adotado o MAECC®, Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico®. Com base nos dados meta-analisados, e perspetivando só os da categoria macro do MAECC® – Referenciais –, podemos referir que, num universo de 92 intervenções educativas, e considerando a categoria meso “Área Curricular”, e nesta as duas categorias micro “Ciências Sociais e Humanas” e “Ciências Exatas”, estamos em presença de valores próximos (51 e 41 respetivamente), sendo que esta diferença se esbate quando relacionamos com o número de implementações (num total de 23 cursos nas Ciências Exatas e 22 cursos nas Ciências Sociais e Humanas). Em suma, pelos nossos resultados, é possível afirmar que ambas as categorias micro mencionadas estão representadas na página da Wikipédia lusófona do Programa Wikipédia na Universidade.pt_PT
dc.description.abstractVirtual learning environments (VLE) assume, through globalization and the pandemic crisis that has devastated Humanity, a special emphasis in Education. These environments, when properly designed and integrated into the curriculum, allow for the construction of knowledge and give rise to significant learning. Wikipedia can be one of those environments, as we have been defending, like other authors who have been dedicated to this phenomenon. Thus, this chapter is an excerpt from a broader investigation and aims to present the work of educational implementation of the aforementioned VLE, developed within the scope of the Wikipedia at the University Program, by the Portuguesespeaking community. Methodologically, in the exploratory study, of descriptive nature and meta-analytical nature, of mixed nature, the MAECC®, Meta-Model for the Analysis and Exploration of Scientific Knowledge® was adopted. Based on the meta-analyzed data, and looking only at the data of the MAECC® macro category – References –, we can state that, in a universe of 92 educational interventions, and considering the meso category “Curriculum Area”, namely its two micro categories “Social and Human Sciences” and “Exact Sciences”, both share similar numbers (51 and 41 respectively). Moreover, this difference diminishes when we relate to the number of implementations (a total of 23 courses in Exact Sciences and 22 courses in Social and Human Sciences). In short, from our results, it is possible to conclude that those micro categories are represented in the Portuguese-speaking Wikipedia page of the Wikipedia at the University Program.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPestana, F. & Cardoso, T. (2021). Meta-Análise da Página Lusófona do Programa Wikipédia na Universidade: O que nos diz a Macro Categoria Referenciais? T. Cardoso (Org.). Educação e Ensino na Era da Informação, vol. II, pp. 16-31. Curitiba: Editora ARTEMIS.pt_PT
dc.identifier.doi10.37572/EdArt_1912214843pt_PT
dc.identifier.isbn978-65-87396-48-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11480
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEditora ARTEMISpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://sistema.editoraartemis.com.br/index.php/admin/api/artigoPDF/32497pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectPrograma Wikipédia na Educaçãopt_PT
dc.subjectComunidade lusófonapt_PT
dc.subjectMAECC®pt_PT
dc.subjectMeta-modelo de Análise e Exploração de Conhecimento Científico®pt_PT
dc.subjectMapeamento e Sistematização de Conhecimentopt_PT
dc.subjectWikipedia Education Programpt_PT
dc.subjectLusophone communitypt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectMeta-Model for the Analysis and Exploration of Scientific Knowledge®pt_PT
dc.subjectKnowledge Mapping and Systematizationpt_PT
dc.titleMeta-análise da página lusófona do programa Wikipédia na Universidade: o que nos diz a Macro Categoria Referenciais?pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCuritibapt_PT
oaire.citation.endPage31pt_PT
oaire.citation.startPage16pt_PT
oaire.citation.titleEducação e ensino na era da Informaçãopt_PT
oaire.citation.volumeIIpt_PT
person.familyNamePestana
person.familyNameCardoso
person.givenNameFilomena
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cardoso_Pestana_Meta_Análise-PWU.pdf
Size:
2.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format