Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Wikipédia, um locus de (des)encontros entre agentes humanos e não humanos?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Cardoso_Pestana_XIV CONLAB_2021 PDF.pdf236.23 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O processo de digitalização é transversal aos diferentes domínios da sociedade, que inclui a digitalização das enciclopédias, nomeadamente da Britânica Online, que veio destronar a respetiva centenária edição impressa. Por sua vez, aquela foi destronada pela Wikipédia, que emerge do advento da web 2.0 e vem dar resposta às exigências do mundo digital. Tendo percorrido um caminho que acompanha a evolução digital e tecnológica, a exemplo da constituição de uma comunidade que integra tanto agentes humanos como não humanos, a Wikipédia é um elemento incontornável quando se faz uma pesquisa na Internet. Pela proporção ciclópica que atingiu ao longo dos seus 18 anos de existência, concretiza um velho sonho – reunir, num só local, todo o conhecimento da humanidade –, constituindo, de alguma forma, a nova biblioteca de Alexandria. Assim, assume-se como finalidade contribuir para a reflexão em torno do “entendimento do que é [ser] humano”, a partir da análise da Wikipédia enquanto sistema sociotécnico, onde os bots, colaboradores não-humanos, intervêm, quer em edições repetitivas e em série, quer progressivamente ampliando o seu espaço de atuação, numa sofisticação das ações que não se restringem ao conteúdo dos artigos, mas que antes se expande para a socialização com os participantes da comunidade.

Description

XIV CONLAB. Congresso Luso-Afro-Brasileiro e o 3º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa, realizado em Coimbra de 15-17 de setembro de 2021.

Keywords

Wikipédia Sistema sociotécnico Robô

Citation

Cardoso, T. & Pestana, F. (2021). Wikipédia, um locus de (des)encontros entre agentes humanos e não humanos? J. Mendes (Org.) XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais: Utopias pós-crise. Artes e saberes em movimento, p. 80.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue