Repository logo
 
Publication

Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram

dc.contributor.authorSilva, Nuno Miranda e
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.date.accessioned2017-06-06T10:40:49Z
dc.date.available2017-06-06T10:40:49Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractOs estilos de aprendizagem significam que há muitas formas de aprender, o que incentiva os docentes a inovar e influencia o futuro da escola. Assim, as interações resultam em mudanças e inovações e constituem-se como liderança, o que desafia a visão tradicional em que os líderes formais determinam o futuro e o caminho para aí chegar. Isto traduz um sistema complexo (muitos agentes em interação) que se adapta em função dos estímulos que os alunos colocam, o que aconselha a que se reflita sobre as consequências da complexidade das escolas e aprendizagem na gestão e liderança educacional. São apresentadas as caraterísticas dos sistemas adaptativos complexos e discutidas as consequências da variabilidade e complexidade na liderança e documentos e processos estruturantes das organizações educativas. As conclusões sugerem que a pesquisa nestas áreas, à luz da teoria da complexidade, pode concorrer para que a organização das escolas favoreça os docentes que buscam adaptar-se aos estilos de aprendizagem.
dc.description.abstractLearning styles means that there are many ways of learning, which encourages teachers to innovate and influences the future of schools. Thus, interactions result in changes and and can be seen as leadership, which challenges the traditional view that the formal leaders determine the future and the way to get there. This translates a complex system (many agents interacting) that adapts depending on the input stimuli of the students and recommends reflexion upon the consequences of the complexity of schools and learning in management and educational leadership. We present the characteristics of complex adaptive systems and discuss the consequences of the variability and complexity on leadership, documents and structuring processes of educational organizations. The conclusions suggest that research in these areas, in the light of complexity theory, can contribute, trough school organization, to teacher adaptation to pupils learning styles.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, Nuno Miranda e; Susana Henriques - Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram. "Journal of Learning Styles" [Em linha]. ISSN 2332-8533. Vol. 9, nº 18 (2017), p. 213-235pt_PT
dc.identifier.issn2332-8533
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6534
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://learningstyles.uvu.edu/index.php/jls/article/view/340pt_PT
dc.subjectEstilos de aprendizagempt_PT
dc.subjectSistemas adaptativos complexospt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectLearning styles
dc.subjectAdaptive complex systems
dc.subjectLeadership
dc.subjectInnovation
dc.titleDos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações liderampt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage235pt_PT
oaire.citation.issue9pt_PT
oaire.citation.startPage213pt_PT
oaire.citation.titleJournal of Learning Stylespt_PT
oaire.citation.volume18pt_PT
person.familyNameMiranda e Silva
person.familyNameHenriques
person.givenNameNuno
person.givenNameSusana
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-idD916-FCEC-B55B
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.orcid0000-0002-3574-7679
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.scopus-author-id54420026300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication55de7c1e-a766-43a8-9e03-20a0eb258c62
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
340-1156-1-PB.pdf
Size:
359.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.13 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: