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Oswald de Andrade, Almada Negreiros e os ultimatos antropófagos às gerações portuguesa e brasileira dos séculos vindouros
dc.contributor.author | Vila Maior, Dionísio | |
dc.date.accessioned | 2024-07-01T09:00:34Z | |
dc.date.available | 2024-07-01T09:00:34Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | Procuro refletir sobre o manifesto literário, considerando-o como um dos suportes ideológicos e estético-literários do Modernismo português e do Modernismo brasileiro e como uma solução discursiva ajustada a circunstâncias contextuais específicas e a medidas persuasivo-pragmáticas particulares. Abordaremos a sua dinâmica interlocutiva e perlocutiva (no que à vivência estética e à experiência teórico-programática diz respeito) enquanto gesto vanguardista futurista que se consagra num discurso com um forte sentido não só de carnavalização (inversão de valores, excentricidade e dessacralização da auctoritas; dialéticas mentira/verdade, morte/renascimento, fogo/riso, bênção/maldição e Antigos/Modernos), mas igualmente de transcensão e recomposição identitárias (transformação de consciências e alargamento qualitativo de uma Comunidade). Nesse sentido — e suportando as nossas reflexões em constructos teóricos emanados de Bakhtine, Adorno, Bourdieu e Morin —, incidiremos a nossa atenção nos textos manifestatários de Oswald de Andrade e de Almada Negreiros, procurando acentuar nesses textos a forte dissonância entre o eu (o autor modernista [e futurista] do manifesto) e o nós (as coletividades brasileira e portuguesa) para, em seguida, clarificar os mesmos textos no seu desígnio primordial: afigurarem-se implícita e explicitamente como “territórios de destruição e de regeneração”, como elementos de recomposição de novos estádios históricos, de novas etapas civilizacionais e de uma nova identidade coletiva pluridiscursivamente construída. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-65-86901-99-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/16187 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Realize Editora | pt_PT |
dc.subject | Modernismo português | pt_PT |
dc.subject | Modernismo brasileiro | pt_PT |
dc.subject | Oswald de Andrade | pt_PT |
dc.subject | Almada Negreiros | pt_PT |
dc.subject | Identidade | pt_PT |
dc.subject | Manifestos | pt_PT |
dc.subject | Manifesto futurista | pt_PT |
dc.subject | Mikhaïl Bakhtine | pt_PT |
dc.subject | Theodor Adorno | pt_PT |
dc.subject | Pierre Bourdieu | pt_PT |
dc.subject | Edgar Morin | pt_PT |
dc.title | Oswald de Andrade, Almada Negreiros e os ultimatos antropófagos às gerações portuguesa e brasileira dos séculos vindouros | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Campina Grande | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 90 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 78 | pt_PT |
oaire.citation.title | Texto, Tempo, Imagem: Interlocuções | pt_PT |
oaire.citation.volume | 3 | pt_PT |
person.familyName | Vila Maior | |
person.givenName | Dionísio | |
person.identifier.ciencia-id | 7A1D-3726-CD73 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5425-0051 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | eb81eb48-f64d-4be9-8b73-8b6469e31cc1 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | eb81eb48-f64d-4be9-8b73-8b6469e31cc1 |
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