Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Recursos multimédia na alfabetização, literacia e inserção social

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Rec_Mult_Alfat_LiTrc.pdf4.62 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Ao longo dos últimos 20 anos têm sido desenvolvidas iniciativas notáveis para a implementação das TIC em todos os graus de ensino inclusivamente ao nível do normal 1.º Ciclo do Ensino Básico. Há porém ainda significativo constrangimento por parte de professores e alunos, em particular no Ensino do 1.º Ciclo a Adultos, e mais especificamente nos Estabelecimentos Prisionais em que são leccionados os conteúdos programáticos correspondentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico a adultos reclusos, em que as potencialidades das TIC, e em particular dos Recursos Multimédia, podem ser indiscutivelmente eficazes. Neste quadro, cabe uma inventariação e análise da evolução dos processos de alfabetização ao longo das últimas décadas, identificando, a progressiva invenção da palavra e do conceito de literacia e coexistente ligação à imagem. No actual processo de generalização do recurso às TIC, simultaneamente como instrumento de inserção social, através da irradiação do analfabetismo e combate à iliteracia, assumem-se relevantes as tentativas de reinvenção da alfabetização na integração com o processo de literacia e recurso à imagem e à educação visual, tendo em conta não só a elevada percentagem de analfabetismo nacional de adultos (cerca de 7 %) mas também, e em particular no âmbito desta dissertação, ao nível da alfabetização e do relacionamento de adultos reclusos dentro e fora da sala de aula, através de Recursos Multimédia. A presente dissertação, que tem também subjacente um propósito de abordagem da problemática da inserção social, analisa a potencial melhoria da eficiência deste processo, tendo por base os Estabelecimentos Prisionais de Tires (população feminina) e Linhó (população masculina), a partir da relação dos mecanismos da percepção e de aprendizagem com recursos educativos e formativos baseados nas TIC, mais especificamente os ambientes multimédia, procurando estabelecer metodologias e recomendações na implementação e uso das TIC para este segmento populacional.

Description

Dissertação de Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem apresentado à Universidade Aberta

Keywords

Educação de adultos Educação Analfabetismo Alfabetização de adultos Inclusão social Materiais multimédia Educação artística

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue