Repository logo
 
Publication

Docência na cultura digital: emergências com as redes rizomáticas, a curadoria digital e a ciberformação

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorBruno, Adriana Rocha
dc.contributor.authorNeto, Octavio Silvério de Souza Vieira
dc.contributor.authorMattos, Ana Carolina Guedes
dc.date.accessioned2023-12-29T17:03:32Z
dc.date.available2023-12-29T17:03:32Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO presente artigo apresenta três constructos desenvolvidos pelos autores, nos últimos dez anos, fruto de pesquisas e financiamento CNPq e CAPES: as redes rizomáticas, como expressão das multiplicidades cocriadas nos espaços-tempos hodiernos, que tem como uma das características marcantes a não linearidade do pensamento e das ações, e a plasticidade e abertura das ideias e relações; os processos de ciberformação, que tratam dos modos de subjetivação do ser docente emergente na práxis universitária contemporânea, em meio à cibercultura; e, por fim, a curadoria digital, como ambiências (trans)formativas que permitem a materialização de espaços pedagógicos coconstruídos com a produção de materiais didáticos digitais, partilhados e em rede. As pesquisas de abordagem qualitativa têm tipologia multirreferencial integradas aos métodos cartográfico e arqueogenealógico, tendo também as conversas como instrumento científico. O referencial teórico das investigações se alicerça especialmente em Agamben, Deleuze, Freire, Foucault, Guattari, Han, Higgins, Hooks, Lévy, Nietzsche, Zuboff, Bruno, entre outros. Os achados das pesquisas abordam as potencialidades das redes rizomáticas e dos processos de ciberformação como basilares para a construção de docências convergentes com o mundo hodierno, que encontram na curadoria digital trilhas promotoras de emancipação e consciência tecnológica crítica dos sujeitos.pt_PT
dc.description.abstractThis article presents three constructs developed by the authors over the last ten years as a result of research and CNPq and CAPES funding: rhizomatic networks, as an expression of the multiplicities co-created in today’s spaces-times, one of whose defining characteristics is the non-linearity of thought and actions, and the plasticity and openness of ideas and relationships; cyber formation, which deal with the modes of subjectivation of the emerging being a teacher in contemporary university praxis, in the midst of cyberculture; and, finally, digital curatorship, as (trans)formative environments that allow the materialisation of pedagogical spaces co-constructed with the production of digital, shared and networked teaching materials. The qualitative research has a multi-referential typology integrated with cartographic and archeogenealogical methods, as well as conversations as a scientific tool. The theoretical framework of the research is based especially on Agamben, Deleuze, Freire, Foucault, Guattari, Han, Higgins, Hooks, Lévy, Nietzsche, Zuboff, Bruno, among others. The research findings address the potential of rhizomatic networks and cyber formation processes as a basis for building teaching that is convergent with today’s world, which finds in digital curation trails that promote the emancipation and critical technological awareness of subjects.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBruno, A. R., Vieira Neto, O. S. de S., & Mattos, A. C. G. (2023). Docência na cultura digital: emergências com as redes rizomáticas, a curadoria digital e a ciberformação. Video Journal of Social and Human Research, 2(2), 1–14. https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i2.29pt_PT
dc.identifier.doi10.18817/vjshr.v2i2.29pt_PT
dc.identifier.issn2795-5745
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/15334
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/ojs/article/view/29pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectDocências contemporâneaspt_PT
dc.subjectRedes rizomáticaspt_PT
dc.subjectCiberformaçãopt_PT
dc.subjectCiberformaçãopt_PT
dc.subjectCuradoria digitalpt_PT
dc.subjectCultura digitalpt_PT
dc.subjectContemporary teachingpt_PT
dc.subjectRhizomatic networkspt_PT
dc.subjectCyber formationpt_PT
dc.subjectDigital curationpt_PT
dc.subjectDigital culturept_PT
dc.titleDocência na cultura digital: emergências com as redes rizomáticas, a curadoria digital e a ciberformaçãopt_PT
dc.title.alternativeTeaching in digital culture: emergencies with rhizomatic networks, digi-tal curation and cybertrainingpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage14pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleVideo Journal of Social and Human Researchpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Docências na Cultura Digital.pdf
Size:
676.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: