Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
388.09 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A diversidade multifacetada, hoje presente no espaço escolar, está a exigir bases formativas que possibilitem aos professores e às professoras o convívio com a multi/interculturalidade. Quadro que nos motivou a trazer algumas reflexões sobre a temática, na busca de evidenciar sua relevância no processo de formação docente, visando compreender o multi/interculturalismo e suas implicações na educação, com base nos estudos de Candau (2008), Freire (1992, 2002), McLaren (2000), Hall (2003), Carvalho e Carvalho (2008) e Ramos (2010, 2011, 2012, 2013), bem como de evidenciar nos dispositivos legais da formação docente no Brasil referências sobre diversidades e multi/interculturalismo, na defesa de uma formação intercultural. O estudo revela que estes dispositivos legais não garantem e não significam sua efetivação nos espaços escolares e em instituições formadoras. É, portanto, premente o debate sobre estas temáticas na formação docente, compreendendo-a como uma formação de caráter intercultural, na perspectiva de transformação social, visto que a interculturalidade implica em um novo paradigma e reposicionamento metodológico, epistemológico e ético.
The multifaceted diversity, nowadays present in the school space, is demanding formative bases that allow teachers to interact with multi/interculturality. In order to understand the multi / interculturalism and its implications in education, based on the studies of Candau (2008), Freire (1992, 2002), McLaren (2000), Hall (2003), Carvalho and Carvalho (2008) and Ramos (2010, 2011, 2012, 2013), as well as to highlight in the legal provisions of teacher education in Brazil references on diversities and multi / interculturalism, in the defense of an intercultural formation. The study reveals that these legal provisions do not guarantee and do not mean their effectiveness in school spaces and training institutions. Therefore, the debate about these themes in teacher education is urgent, understanding it as a cross-cultural formation, in the perspective of social transformation, since interculturality implies a new paradigm and methodological, epistemological and ethical repositioning.
Una diversidad multifacética, hoy presente en el espacio escolar, está demandando bases formativas que posibiliten a los profesores ya las profesoras la convivencia con la multi / interculturalidad. Que nos motivó a traer algunas reflexiones sobre la temática, en la búsqueda de evidenciar su relevancia en el proceso de formación docente, visando comprender el multi / interculturalismo y sus implicaciones en la educación, con base en los estudios de Candau (2008), Freire (1992, (2008) y Ramos (2010, 2011, 2012, 2013), así como de evidenciar en los dispositivos legales de la formación docente en Brasil referencias sobre diversidades y multi/ interculturalismo en la defensa de una formación intercultural. El estudio revela que estos dispositivos legales no garantizan y no significan su efectividad en los espacios escolares y en instituciones formadoras. Por lo tanto, es urgente el debate sobre estas temáticas en la formación docente, comprendiéndola como una formación de carácter intercultural, en la perspectiva de transformación social, ya que la interculturalidad implica un nuevo paradigma y reposicionamiento metodológico, epistemológico y ético.
The multifaceted diversity, nowadays present in the school space, is demanding formative bases that allow teachers to interact with multi/interculturality. In order to understand the multi / interculturalism and its implications in education, based on the studies of Candau (2008), Freire (1992, 2002), McLaren (2000), Hall (2003), Carvalho and Carvalho (2008) and Ramos (2010, 2011, 2012, 2013), as well as to highlight in the legal provisions of teacher education in Brazil references on diversities and multi / interculturalism, in the defense of an intercultural formation. The study reveals that these legal provisions do not guarantee and do not mean their effectiveness in school spaces and training institutions. Therefore, the debate about these themes in teacher education is urgent, understanding it as a cross-cultural formation, in the perspective of social transformation, since interculturality implies a new paradigm and methodological, epistemological and ethical repositioning.
Una diversidad multifacética, hoy presente en el espacio escolar, está demandando bases formativas que posibiliten a los profesores ya las profesoras la convivencia con la multi / interculturalidad. Que nos motivó a traer algunas reflexiones sobre la temática, en la búsqueda de evidenciar su relevancia en el proceso de formación docente, visando comprender el multi / interculturalismo y sus implicaciones en la educación, con base en los estudios de Candau (2008), Freire (1992, (2008) y Ramos (2010, 2011, 2012, 2013), así como de evidenciar en los dispositivos legales de la formación docente en Brasil referencias sobre diversidades y multi/ interculturalismo en la defensa de una formación intercultural. El estudio revela que estos dispositivos legales no garantizan y no significan su efectividad en los espacios escolares y en instituciones formadoras. Por lo tanto, es urgente el debate sobre estas temáticas en la formación docente, comprendiéndola como una formación de carácter intercultural, en la perspectiva de transformación social, ya que la interculturalidad implica un nuevo paradigma y reposicionamiento metodológico, epistemológico y ético.
Description
Keywords
Formação docente Interculturalismo Multiculturalismo Interculturalidade Educação intercultural Diversidade cultural
Pedagogical Context
Citation
Nunes, Iran Maria Leitão; Ramos, Natália - Formação docente e multi/interculturalismo: algumas reflexões. "Linguagens, Educação e Sociedade" [Em linha]. ISSN 1518-0743 (Print) ISSN 2526-8449 (Online). A. 23, Edição especial (2018), p. 180-198
Publisher
Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Piaui