Repository logo
 
Publication

Formação docente e multi/interculturalismo: algumas reflexões

dc.contributor.authorNunes, Iran de Maria Leitão
dc.contributor.authorRamos, Natália
dc.date.accessioned2019-09-13T12:57:07Z
dc.date.available2019-09-13T12:57:07Z
dc.date.issued2018-12
dc.description.abstractA diversidade multifacetada, hoje presente no espaço escolar, está a exigir bases formativas que possibilitem aos professores e às professoras o convívio com a multi/interculturalidade. Quadro que nos motivou a trazer algumas reflexões sobre a temática, na busca de evidenciar sua relevância no processo de formação docente, visando compreender o multi/interculturalismo e suas implicações na educação, com base nos estudos de Candau (2008), Freire (1992, 2002), McLaren (2000), Hall (2003), Carvalho e Carvalho (2008) e Ramos (2010, 2011, 2012, 2013), bem como de evidenciar nos dispositivos legais da formação docente no Brasil referências sobre diversidades e multi/interculturalismo, na defesa de uma formação intercultural. O estudo revela que estes dispositivos legais não garantem e não significam sua efetivação nos espaços escolares e em instituições formadoras. É, portanto, premente o debate sobre estas temáticas na formação docente, compreendendo-a como uma formação de caráter intercultural, na perspectiva de transformação social, visto que a interculturalidade implica em um novo paradigma e reposicionamento metodológico, epistemológico e ético.pt_PT
dc.description.abstractThe multifaceted diversity, nowadays present in the school space, is demanding formative bases that allow teachers to interact with multi/interculturality. In order to understand the multi / interculturalism and its implications in education, based on the studies of Candau (2008), Freire (1992, 2002), McLaren (2000), Hall (2003), Carvalho and Carvalho (2008) and Ramos (2010, 2011, 2012, 2013), as well as to highlight in the legal provisions of teacher education in Brazil references on diversities and multi / interculturalism, in the defense of an intercultural formation. The study reveals that these legal provisions do not guarantee and do not mean their effectiveness in school spaces and training institutions. Therefore, the debate about these themes in teacher education is urgent, understanding it as a cross-cultural formation, in the perspective of social transformation, since interculturality implies a new paradigm and methodological, epistemological and ethical repositioning.pt_PT
dc.description.abstractUna diversidad multifacética, hoy presente en el espacio escolar, está demandando bases formativas que posibiliten a los profesores ya las profesoras la convivencia con la multi / interculturalidad. Que nos motivó a traer algunas reflexiones sobre la temática, en la búsqueda de evidenciar su relevancia en el proceso de formación docente, visando comprender el multi / interculturalismo y sus implicaciones en la educación, con base en los estudios de Candau (2008), Freire (1992, (2008) y Ramos (2010, 2011, 2012, 2013), así como de evidenciar en los dispositivos legales de la formación docente en Brasil referencias sobre diversidades y multi/ interculturalismo en la defensa de una formación intercultural. El estudio revela que estos dispositivos legales no garantizan y no significan su efectividad en los espacios escolares y en instituciones formadoras. Por lo tanto, es urgente el debate sobre estas temáticas en la formación docente, comprendiéndola como una formación de carácter intercultural, en la perspectiva de transformación social, ya que la interculturalidad implica un nuevo paradigma y reposicionamiento metodológico, epistemológico y ético.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationNunes, Iran Maria Leitão; Ramos, Natália - Formação docente e multi/interculturalismo: algumas reflexões. "Linguagens, Educação e Sociedade" [Em linha]. ISSN 1518-0743 (Print) ISSN 2526-8449 (Online). A. 23, Edição especial (2018), p. 180-198pt_PT
dc.identifier.doi10.26694/les.v1i1.8241
dc.identifier.issn2526-8449 (Online)
dc.identifier.issn1518-0743 (Impresso)
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8508
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPrograma de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauipt_PT
dc.subjectFormação docentept_PT
dc.subjectInterculturalismopt_PT
dc.subjectMulticulturalismopt_PT
dc.subjectInterculturalidadept_PT
dc.subjectEducação interculturalpt_PT
dc.subjectDiversidade culturalpt_PT
dc.titleFormação docente e multi/interculturalismo: algumas reflexõespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade Federal do Piaui, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage198pt_PT
oaire.citation.issueEdição Especialpt_PT
oaire.citation.startPage180pt_PT
oaire.citation.titleLinguagens, Educação e Sociedade. Revista do Programa de Pós- Graduação em Educação da UFPIpt_PT
oaire.citation.volume23pt_PT
person.familyNameLeitão Nunes
person.familyNameRamos
person.givenNameIran de Maria
person.givenNameNatália
person.identifier.ciencia-idDA15-2790-33C3
person.identifier.orcid0000-0002-4309-0742
person.identifier.orcid0000-0002-8448-1846
person.identifier.scopus-author-id56769281700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication05002b68-a58b-4573-b4ec-1619310c0e8f
relation.isAuthorOfPublication1b82562b-8ab7-400e-ad9d-2437fab4a256
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery05002b68-a58b-4573-b4ec-1619310c0e8f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Iran e Ramos.pdf
Size:
388.09 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: