Repository logo
 
Publication

O contributo da biblioteca escolar na aquisição de competências de oralidade em contexto escolar

dc.contributor.advisorHenriques, Susana
dc.contributor.authorSousa, Paula Cristina de Santos e
dc.date.accessioned2018-09-19T14:54:54Z
dc.date.available2018-09-19T14:54:54Z
dc.date.issued2018-07-16
dc.date.submitted2018-09-19
dc.description.abstractO estudo que se apresenta neste documento foi concebido e concretizado graças ao trabalho colaborativo entre a docente de Português do 3º Ciclo do Ensino Básico, os seus alunos do 9ºF, e a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Soares Basto, em Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro. Este estudo visa demonstrar o contributo da Biblioteca Escolar na melhoria da qualidade de sucesso dos alunos, nomeadamente no desenvolvimento da Literacia da Informação aliada às Metas Curriculares da disciplina de Português para o 3º Ciclo do Ensino Básico, no domínio da oralidade. Ao longo deste documento serão objetivados um conjunto de procedimentos desenvolvidos para o projeto “Prontos para Falar”, mais precisamente a sua planificação, operacionalização e avaliação, seguida de uma reflexão dos alunos, por um lado e da docente e Professora Bibliotecária, Paula Sousa, por outro. Este projeto cuja metodologia decorreu da investigação-ação visa demonstrar o grau de sucesso educativo dele decorrente, assim como os pontos / aspetos a trabalhar futuramente com vista à sua melhoria e implementação no Agrupamento. Paralelamente, este projeto foi o ponto de partida para que, no futuro, todo o Agrupamento possa usar os materiais construídos e estes possam estar disponíveis a toda a comunidade educativa. O projeto “Prontos para falar” originou resultados bastante positivos, embora alguns aspetos tenham ficaram por aferir. Uma vez mais ficou demonstrado que a Biblioteca Escolar é uma mais-valia para todo o processo ensino-aprendizagem e que é necessário um trabalho bastante colaborativo e articulado de docentes e equipa da BE para a concretização de determinadas metas e objetivos.pt_PT
dc.description.abstractThe study presented in this document was conceived and implemented thanks to the collaborative work between the Portuguese teacher, her students from year 9, class F, and the library at the Agrupamento de Escolas Soares Basto, in Oliveira de Azeméis, in the district of Aveiro. This document aims to demonstrate how the school library contributed to improving the quality of the success achieved by the students, mainly regarding the development of Informational Literacy skills, along with the curriculum for the 9th grade, especially in oral communication. Throughout this document, a group of methodological procedures will be put into practice and developed for the project “Prontos para Falar!” (“Ready to Speak”), which include planning, operationalization and evaluation, followed by some reflexion made both by the students, on one hand, and by the teacher and librarian teacher, on the other hand. This project work, which followed the Investigation-Action Methodology, aims to show the degree of educational success which resulted from it, as well as the items and aspects to be developed in the future, while aiming for further improvement and implementation in this specific school. At the same time, this project work was the starting point, so that, in the future, all its resources may be used by all the educational community, consolidating its implementation. The project work “Prontos para Falar” (“Ready to Speak”) resulted in very positive outcomes even though some aspects lacked further admeasurements. Once again it will be proved that the school library stands as an added value in the entire teaching- learning process and that a very strong collaborative and articulated work is required between teachers and the school library team for the achievement of certain goals and objectives.pt_PT
dc.identifier.citationO contributo da biblioteca escolar na aquisição de competências de oralidade em contexto escolar [Em linha]. Lisboa: [s.n.], 2018. 256 p.
dc.identifier.tid201985683
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7505
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBibliotecas escolarespt_PT
dc.subjectComunicação oralpt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectLiteracia da informaçãopt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectProjetos de ensinopt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subject3º ciclopt_PT
dc.subjectInformation literacypt_PT
dc.subjectOral communicationpt_PT
dc.subjectSchool librarypt_PT
dc.subjectCollaboration workpt_PT
dc.titleO contributo da biblioteca escolar na aquisição de competências de oralidade em contexto escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TMGIBE_PaulaSousa.pdf
Size:
3.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: