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Inteligência artificial na educação e ética
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Boulay, Benedict du | |
dc.date.accessioned | 2023-08-10T14:55:29Z | |
dc.date.available | 2023-08-10T14:55:29Z | |
dc.date.issued | 2023-07 | |
dc.description.abstract | Este capítulo aborda as questões éticas relacionadas com a aplicação da inteligência artificial (IA) na educação, desde os primórdios da inteligência artificial na educação, na década de 1970, até ao estado atual deste domínio, incluindo a crescente sofisticação das interfaces dos sistemas e o aumento da utilização e do abuso de dados. Enquanto nos primeiros tempos a maior parte das ferramentas estava virada para o aluno, atualmente existem ferramentas que estão viradas para o professor, apoiando a sua gestão da sala de aula, e para o administrador, ajudando-o na gestão de grupos de alunos. As ferramentas orientadas para o aluno têm agora em conta os aspetos afetivos e motivacionais da aprendizagem, bem como os aspetos cognitivos. O aumento da recolha de dados e das ferramentas de analítica da aprendizagem que lhe estão associadas tem permitido o desenvolvimento de dashboards para uma gestão dinâmica e a compreensão reflexiva dos alunos, dos professores e gestores. As questões éticas quase não tinham expressão nos primeiros tempos, mas atualmente são muito importantes. As razões devem-se aos receios legítimos de que a autonomia dos alunos e professores seja comprometida, de que os dados sejam recolhidos e desviados para outros fins, e de que a IA introduza nas decisões educacionais preconceitos adicionais aumentando a desigualdade já existente, e, também, devido à reputação assustadora que, em geral, a IA possui. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Boulay, Benedict du - Inteligência artificial na educação e ética. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nº 1 (jan.-junho 2023) | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34627/redvol6iss1e202303 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2182-4967 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/14808 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/32242 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Inteligência artificial em educação | pt_PT |
dc.subject | Ética | pt_PT |
dc.subject | Análises | pt_PT |
dc.subject | Painéis de controlo | pt_PT |
dc.subject | Ferramentas para o estudante | pt_PT |
dc.subject | Ferramentas para o professor | pt_PT |
dc.subject | Ferramentas para o gestor | pt_PT |
dc.title | Inteligência artificial na educação e ética | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.startPage | e202301 | pt_PT |
oaire.citation.title | RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
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