Repository logo
 
Publication

Inteligência artificial na educação e ética

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorBoulay, Benedict du
dc.date.accessioned2023-08-10T14:55:29Z
dc.date.available2023-08-10T14:55:29Z
dc.date.issued2023-07
dc.description.abstractEste capítulo aborda as questões éticas relacionadas com a aplicação da inteligência artificial (IA) na educação, desde os primórdios da inteligência artificial na educação, na década de 1970, até ao estado atual deste domínio, incluindo a crescente sofisticação das interfaces dos sistemas e o aumento da utilização e do abuso de dados. Enquanto nos primeiros tempos a maior parte das ferramentas estava virada para o aluno, atualmente existem ferramentas que estão viradas para o professor, apoiando a sua gestão da sala de aula, e para o administrador, ajudando-o na gestão de grupos de alunos. As ferramentas orientadas para o aluno têm agora em conta os aspetos afetivos e motivacionais da aprendizagem, bem como os aspetos cognitivos. O aumento da recolha de dados e das ferramentas de analítica da aprendizagem que lhe estão associadas tem permitido o desenvolvimento de dashboards para uma gestão dinâmica e a compreensão reflexiva dos alunos, dos professores e gestores. As questões éticas quase não tinham expressão nos primeiros tempos, mas atualmente são muito importantes. As razões devem-se aos receios legítimos de que a autonomia dos alunos e professores seja comprometida, de que os dados sejam recolhidos e desviados para outros fins, e de que a IA introduza nas decisões educacionais preconceitos adicionais aumentando a desigualdade já existente, e, também, devido à reputação assustadora que, em geral, a IA possui.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBoulay, Benedict du - Inteligência artificial na educação e ética. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nº 1 (jan.-junho 2023)pt_PT
dc.identifier.doi10.34627/redvol6iss1e202303pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14808
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. LE@Dpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/32242pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectInteligência artificial em educaçãopt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectAnálisespt_PT
dc.subjectPainéis de controlopt_PT
dc.subjectFerramentas para o estudantept_PT
dc.subjectFerramentas para o professorpt_PT
dc.subjectFerramentas para o gestorpt_PT
dc.titleInteligência artificial na educação e éticapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.startPagee202301pt_PT
oaire.citation.titleRE@D – Revista de Educação a Distância e eLearningpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_V6 N1_20230717.pdf
Size:
431.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format