Repository logo
 
Publication

Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorCosta, Maria da
dc.contributor.authorGuerra, Lícia Flávia Santos
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.date.accessioned2023-05-15T08:26:52Z
dc.date.available2023-05-15T08:26:52Z
dc.date.issued2023-05-10
dc.description.abstractApresenta-se neste manuscrito percepções docentes e discentes sobre práticas pedagógicas desenvolvidas numcursotécnico, visando a convergência destas percepções para a formação do pensamento crítico, do sujeito autônomoe criativo, que associamos ao conceito de práticas pedagógicas transformadoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva cujosresultados indicaram que a maioria dos professores sente necessidade de formação continuada para aprimoramento de suas práticaspedagógicas. Na subjetividade dos discentes, observou-se que eles valorizavam mais recursos didáticosdiversificados que estratégias de ensino pautadas pelo requerimento dopapel autônomo no processo de aprendizagem. Infere-se que os alunos apreciam aulas tradicionais que exigem pouco esforço cognitivo.pt_PT
dc.description.abstractThis article presents teachers’ and students’ perceptions about the pedagogical practices developed in a technical education program, aiming at finding convergences among these perspectives toward developing a critical, creative, and autonomous subject, which we associate with the concept of transformative pedagogical practices. The study presented is qualitative and descriptive, and its’ results indicate that most teachers feel the need for continuous education to improve their pedagogical practices. On the other hand, students seem to value diversified pedagogical resources more than teaching strategies requiring their autonomy in the face of the learning process. We infer that students prefer traditional classes requiring less cognitive effort.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCosta, M. A., Santos Guerra, L. F., & Seabra, F. (2023). O conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico. Revista Debates em Educação, 15(37), e15023. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15023pt_PT
dc.identifier.doi10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15023pt_PT
dc.identifier.issn2175-6600
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13758
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Educação da Universidade Federal de Alagoaspt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15023pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectPrática pedagógica transformadorapt_PT
dc.subjectPensamento críticopt_PT
dc.subjectEducação emancipatóriapt_PT
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_PT
dc.subjectTransformative pedagogical practicept_PT
dc.subjectCritical thinkingpt_PT
dc.subjectEmancipatory educationpt_PT
dc.subjectProfessional and technological educationpt_PT
dc.titleConceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnicopt_PT
dc.title.alternativeConcept of transformative pedagogical practices: perspectives of students and teachers in technical educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMaceiópt_PT
oaire.citation.issue37pt_PT
oaire.citation.startPagee15023pt_PT
oaire.citation.titleDebates em Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume15pt_PT
person.familyNameda Costa
person.familyNameSantos Guerra
person.familyNameSeabra
person.givenNameMaria Adélia
person.givenNameLícia Flávia
person.givenNameFilipa
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0002-9270-5184
person.identifier.orcid0000-0002-7525-1811
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id57210809988
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5e463193-085d-412c-aff4-1628200870a8
relation.isAuthorOfPublication9523fde0-00b9-46dd-b4ff-9e7cc4b1ef23
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
15023-Texto do Artigo-61113-1-10-20230509.pdf
Size:
464.99 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: