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- Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnicoPublication . Costa, Maria da; Guerra, Lícia Flávia Santos; Seabra, FilipaApresenta-se neste manuscrito percepções docentes e discentes sobre práticas pedagógicas desenvolvidas numcursotécnico, visando a convergência destas percepções para a formação do pensamento crítico, do sujeito autônomoe criativo, que associamos ao conceito de práticas pedagógicas transformadoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva cujosresultados indicaram que a maioria dos professores sente necessidade de formação continuada para aprimoramento de suas práticaspedagógicas. Na subjetividade dos discentes, observou-se que eles valorizavam mais recursos didáticosdiversificados que estratégias de ensino pautadas pelo requerimento dopapel autônomo no processo de aprendizagem. Infere-se que os alunos apreciam aulas tradicionais que exigem pouco esforço cognitivo.
- Projeto da formação de professores do ensino primário e educadores de adultos em exercício através dos dispositivos móveis: uma experiência em MoçambiquePublication . Chissico, Paulo Sainda; Paz, João; Teixeira, AntónioEste estudo tem como tema “Projeto de Formação de Professores do Ensino Primário e Educadores de Adultos em exercício através dos dispositivos móveis: uma experiência em Moçambique” e foi concebido no âmbito do mestrado em Pedagogia do e-learning, tendo como objetivo promover o impacto positivo do uso dos dispositivos móveis na formação dos professores do Ensino Primário e educadores de adultos em exercício, via Educação a distância (EaD). No contexto da concepção deste projecto, foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, com características exploratórias, descritivas e interpretativas, aplicando a análise de documentos, o inquérito por questionário e por entrevista e a observação não participante como técnicas de pesquisa e o roteiro da entrevista, o guião do questionário e o mapa ou ficha de observação como instrumentos de recolha dedados. O estudo envolveu a 50 indivíduos das províncias de Tete, Zambézia e Nampula dos quais 38 responderam ao inquérito e a 4 instituições das províncias e cidade de Maputo, tendo permitido concluir que para o melhor atendimento dos formando haverá necessidade da segmentação dos núcleos pedagógicos (NP), provisão do material de estudo e dispositivos de acesso para os intervenientes, realização virtual das práticas pedagógica e estágio supervisionado dos NP do tipo A e a avaliação da aprendizagem deverá apoiar-se do modelo PrACT.