Repository logo
 
Publication

A produção de objetos educacionais digitais multi-hipermidiáticos: exercício de autoria docente na formação

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorSantana, Neidson
dc.contributor.authorSilva, Obdáila
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2024-01-03T11:15:46Z
dc.date.available2024-01-03T11:15:46Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractEste estudo em andamento visa ao aprofundamento dos conhecimentos acerca da autoria docente para a realização da atividade educativa, bem como a discussão sobre as possibilidades de uma arquitetura colaborativa de práticas pedagógicas autorais na construção de objetos educacionais multi-hipermidiáticos. Tem como objetivo mais amplo, compreender como os professores da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no Ensino Médio, mobilizam saberes para a produção de objetos educacionais multi-hipermidiáticos, como exercício de autoria, no contexto da cultura digital. Discute, portanto, a autoria docente a partir dos fundamentos teóricos da linguagem como campo polissêmico, considerando a diversidade de linguagens que se constroem no contexto da cultura digital. Como aporte epistemológico, optou-se pela etnometodologia, cuja abordagem está voltada para o estudo das atividades práticas cotidianas, que os sujeitos utilizam para criar sentidos e produzir os fatos sociais. Ademais, propõe uma reflexão sobre autoria docente na formação permanente de professores(as), através da pesquisa colaborativa desenvolvida na interlocução entre universidade e escola. Nesse sentido, esta pesquisa tem como foco a reflexão sobre a formação permanente, a articulação das seguintes concepções: autoria docente; saberes experienciais; dialogicidade; conhecimento-emancipação. Fundamentado nessa compreensão, concebemos o professor como sujeito capaz de descrever, interpretar e construir o mundo social, reconhecendo a sua capacidade reflexiva e interpretativa, inerente a todo autor/ator social.pt_PT
dc.description.abstractThis ongoing study aims at diving into knowledge about teaching authorship for accomplishment of educational activities, as discussion about the possibilities of a collaborative architecture of authorial pedagogical practices in the construction of multi-hypermedia educational objects. Its wider objective is to understand how High School teachers in the area of Language, Codes and Its technologies mobilize knowledge for the production of multi-hypermedia educational objects, as an exercise of authorship, in the context of digital culture. It discusses, however, teaching authorship from theoretical foundations of language as a polysemic field, considering the diversity of languages that are built in the context of digital culture. As an epistemological base, ethnomethodology was chosen, whose approach is focused on studing the everyday practical activities in which subjects use to create meanings and produce social facts. Furthermore, it proposes a reflection on teacher authorship in the ongoing training of teachers, through collaborative research developed in the dialogue between university and school. Following the sense, this research focuses on the reflection of permanent training the articulation of the next concepts: teacher authorship; experiential knowledge; dialogicity; knowledge-emancipation. On this understanding we conceive the teacher as a subject capable of describing interpreting and building the social world, recognizing the reflective and interpretive capacity, inherent to every author/social actor.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.13102/cl.v23i3.9109pt_PT
dc.identifier.eissn2594-9675
dc.identifier.issn1415-8973
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/15337
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/9109pt_PT
dc.subjectAutoria docentept_PT
dc.subjectObjetos educacionais multi-hipermidiáticospt_PT
dc.subjectFormação permanentept_PT
dc.subjectAuthoral teachingpt_PT
dc.subjectEducational objectspt_PT
dc.subjectMulti-hypermediapt_PT
dc.subjectPermanent trainingpt_PT
dc.titleA produção de objetos educacionais digitais multi-hipermidiáticos: exercício de autoria docente na formaçãopt_PT
dc.title.alternativeThe production of multi-hypermedia digital educational objects: teaching authorship exercise in trainingpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage356pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage343pt_PT
oaire.citation.titleA Cor das Letraspt_PT
oaire.citation.volume23pt_PT
person.familyNameMoreira
person.givenNameJ. António
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
100N.Artigo_RevCordasLetrasFluxo+contínuo+12FORMATADO.pdf
Size:
798.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: