Repository logo
 
Publication

O e-Learning 2.0 na prática de uma unidade curricular de 2º ciclo

dc.contributor.authorMota, José
dc.date.accessioned2020-01-03T14:13:13Z
dc.date.available2020-01-03T14:13:13Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractA aprendizagem colaborativa inscreve-se na própria génese da educação online, sendo a matriz desta maioritariamente socioconstrutivista. Desde sempre foi dada grande importância à interacção entre estudantes e entre estes e o professor, como também à construção de uma comunidade de aprendizagem que representasse um contexto favorável ao desenvolvimento de conhecimentos e competências de forma partilhada. Contudo, a emergência da web 2.0 como fenómeno social e cultural veio alargar, diversificar e aprofundar, de forma muito marcada, as possibilidades de comunicação, colaboração e cooperação online, por um lado, e a própria noção de comunidade, por outro. Em termos da Educação, pode dizer-se que se transitou de um certo conceito de e-Learning centrado nos conteúdos e no uso de LMS, com baixa (ou nula) interacção entre estudantes e entre estes e o professor, fechado e inflexível, que tinha entretanto ganho algum peso, para o e-Learning 2.0, centrado nos aprendentes, mais personalizado e flexível, aberto e com elevados níveis de interacção e diálogo, em que o processo de aprendizagem se estende muito para além das paredes da sala de aula virtual. É essa perspectiva que se tenta aplicar na Unidade Curricular de Materiais e Recursos para eLearning, do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta, cuja prática é aqui descrita.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMota, José - O e-Learning 2.0 na prática de uma unidade curricular de 2º ciclo. In ticEDUCA2010. Encontro Internacional TIC e Educação, 1, Lisboa, 2010 - "Inovação Curricular com TIC [Em linha]: atas". Organizado por F. Costa; et al., orgs. Lisboa: Universidade de Lisboa. Instituto de Educação, 2012. ISBN 978-989-96999-1-5. p. 521-527pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96999-1-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9006
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Lisboa. Instituto de Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ticeduca2010.ie.ulisboa.pt/resumos/pages/artigos/ArtigosB/444.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem colaborativa e cooperativapt_PT
dc.subjectComunidade de aprendizagempt_PT
dc.subjecte-Learning 2.0pt_PT
dc.subjectEducação onlinept_PT
dc.subjectTransparênciapt_PT
dc.titleO e-Learning 2.0 na prática de uma unidade curricular de 2º ciclopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage527pt_PT
oaire.citation.startPage521pt_PT
oaire.citation.titleActas do I Encontro Internacional TIC e Educação. Inovação Curricular com TIC (ticEDUCA2010)pt_PT
person.familyNameMota
person.givenNameJosé
person.identifier.ciencia-id2210-E04E-F071
person.identifier.orcid0000-0001-8344-9767
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication07445935-6e71-4b61-b8f8-9243ece7f6ed
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery07445935-6e71-4b61-b8f8-9243ece7f6ed

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
josemota_elearning2.0_ticEDUCA2010.pdf
Size:
94.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
artigo
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: