Publication
O e-Learning 2.0 na prática de uma unidade curricular de 2º ciclo
| dc.contributor.author | Mota, José | |
| dc.date.accessioned | 2020-01-03T14:13:13Z | |
| dc.date.available | 2020-01-03T14:13:13Z | |
| dc.date.issued | 2010 | |
| dc.description.abstract | A aprendizagem colaborativa inscreve-se na própria génese da educação online, sendo a matriz desta maioritariamente socioconstrutivista. Desde sempre foi dada grande importância à interacção entre estudantes e entre estes e o professor, como também à construção de uma comunidade de aprendizagem que representasse um contexto favorável ao desenvolvimento de conhecimentos e competências de forma partilhada. Contudo, a emergência da web 2.0 como fenómeno social e cultural veio alargar, diversificar e aprofundar, de forma muito marcada, as possibilidades de comunicação, colaboração e cooperação online, por um lado, e a própria noção de comunidade, por outro. Em termos da Educação, pode dizer-se que se transitou de um certo conceito de e-Learning centrado nos conteúdos e no uso de LMS, com baixa (ou nula) interacção entre estudantes e entre estes e o professor, fechado e inflexível, que tinha entretanto ganho algum peso, para o e-Learning 2.0, centrado nos aprendentes, mais personalizado e flexível, aberto e com elevados níveis de interacção e diálogo, em que o processo de aprendizagem se estende muito para além das paredes da sala de aula virtual. É essa perspectiva que se tenta aplicar na Unidade Curricular de Materiais e Recursos para eLearning, do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta, cuja prática é aqui descrita. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Mota, José - O e-Learning 2.0 na prática de uma unidade curricular de 2º ciclo. In ticEDUCA2010. Encontro Internacional TIC e Educação, 1, Lisboa, 2010 - "Inovação Curricular com TIC [Em linha]: atas". Organizado por F. Costa; et al., orgs. Lisboa: Universidade de Lisboa. Instituto de Educação, 2012. ISBN 978-989-96999-1-5. p. 521-527 | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-96999-1-5 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/9006 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Universidade de Lisboa. Instituto de Educação | pt_PT |
| dc.relation.publisherversion | http://ticeduca2010.ie.ulisboa.pt/resumos/pages/artigos/ArtigosB/444.pdf | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Aprendizagem colaborativa e cooperativa | pt_PT |
| dc.subject | Comunidade de aprendizagem | pt_PT |
| dc.subject | e-Learning 2.0 | pt_PT |
| dc.subject | Educação online | pt_PT |
| dc.subject | Transparência | pt_PT |
| dc.title | O e-Learning 2.0 na prática de uma unidade curricular de 2º ciclo | pt_PT |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 527 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 521 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Actas do I Encontro Internacional TIC e Educação. Inovação Curricular com TIC (ticEDUCA2010) | pt_PT |
| person.familyName | Mota | |
| person.givenName | José | |
| person.identifier.ciencia-id | 2210-E04E-F071 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-8344-9767 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 07445935-6e71-4b61-b8f8-9243ece7f6ed | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 07445935-6e71-4b61-b8f8-9243ece7f6ed |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- josemota_elearning2.0_ticEDUCA2010.pdf
- Size:
- 94.28 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- artigo
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
