Repository logo
 
Publication

Pedagogia 2.0 na Web social e o seu impacto no autoconceito de estudantes de pós-graduação

dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2023-02-09T12:56:50Z
dc.date.available2023-02-09T12:56:50Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA vertiginosa evolução das tecnologias de informação e da comunicação (TIC) e o advento da Internet propiciaram o surgimento de uma sociedade em rede marcada por mudanças acentuadas na economia, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de aprendizagem. É precisamente um desses cenários pedagógicos na web social que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto no autoconceito acadêmico de vinte e nove estudantes de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas perceções e narrativas e tendo como referencial o Modelo Pedagógico Virtual® da Universidade Aberta, Portugal. Os resultados mostram que o design do ambiente, ancorado nos princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito acadêmico dos estudantes do ensino superior, em nível das diferentes dimensões consideradas: Motivação, Orientação para a Tarefa, Confiança nas suas Capacidades e Relação com os Colegas. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quanto em termos de investigações futuras.pt_PT
dc.description.abstractThe vertiginous evolution of information and communication technologies (ICT) and the advent of the Internet propitiated the emergence of a networked society marked by deep changes in the economy, stimulating the emergence of new paradigms, models, educational communication processes and new learning scenarios. It is precisely one of these pedagogical scenarios within the social web that we intend to analyze, describing its impact on the academic self-concept of twenty-nine graduate students, based on the qualitative analysis of their own perceptions and narratives, and using as a reference point the Open University Virtual Pedagogical Model®. The results show that these online environments – whose design is anchored in the principles of constructivism, autonomy, flexibility and interaction – may have very positive effects on the academic self-concept of higher education students in the various dimensions taken into consideration: Motivation, Task Orientation, Self-Confidence in their own capabilities and Relationships with peers. The implications of the results are discussed not only from the point of view of practical intervention, but also in terms of future research.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMOREIRA, J. António (2015). Pedagogia 2.0 na Web Social e o seu Impacto no Autoconceito de Estudantes de Pós-Graduação. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, 24 (44), 83-95.pt_PT
dc.identifier.issn0104-7043
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13340
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1822pt_PT
dc.subjectAutoconceito acadêmicopt_PT
dc.subjectPedagogia 2.0pt_PT
dc.subjectWeb socialpt_PT
dc.subjectAcademic self-conceptpt_PT
dc.subjectPedagogy 2.0pt_PT
dc.subjectSocial webpt_PT
dc.titlePedagogia 2.0 na Web social e o seu impacto no autoconceito de estudantes de pós-graduaçãopt_PT
dc.title.alternativePedagogy 2.0 within the social web and its impact on the self-concept of postgraduate studentspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage95pt_PT
oaire.citation.startPage83pt_PT
oaire.citation.titleRevista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidadept_PT
person.familyNameMoreira
person.givenNameJ. António
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
8.FAEEBA.pdf
Size:
343.24 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: