Repository logo
 
Publication

A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente

dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.date.accessioned2020-11-23T09:47:03Z
dc.date.available2020-11-23T09:47:03Z
dc.date.issued2020
dc.descriptionProdução científica Integrada na investigação do doutoramento em educação, especialidade de educação a distância e Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta - Referência: UID4372/FCT-FA-PPhD2019-02.pt_PT
dc.description.abstractCom o advento da web 2.0, emergiram ferramentas e tecnologias que possibilitaram o trabalho colaborativo e a concretização da inteligência coletiva. Um desses recursos são os wikis, sendo a Wikipédia um exemplo paradigmático. De facto, esta enciclopédia é sustentada pelo trabalho de um conjunto de voluntários que preconizam a referida inteligência coletiva. Considerando o seu potencial, simultaneamente como prática e recurso educacional aberto, temos vindo a defender a sua utilização na prática docente, em diferentes espaços, modalidades e níveis educativos. Assim, este texto tem por objetivos apresentar exemplos dessa utilização na formação de docentes, da educação básica à educação superior, e contribuir para o debate em torno das competências digitais e múltiplas literacias, numa reflexão ancorada na educação aberta e nos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. Acreditamos poder ainda contribuir para o desenvolvimento de bens públicos comuns, no pressuposto contemporâneo de mudança e inovação educativa.pt_PT
dc.description.abstractWith the advent of the web 2.0, tools and technologies emerged enabling collaborative work and the epitome of the collective intelligence. One of these resources are wikis, namely Wikipedia. In fact, this encyclopedia is supported by the work of volunteers who advocate that collective intelligence. In this context, important challenges arise, namely in the field of training, ethics, humanity and social responsibility. Considering its potential, we have been defending its use in teaching practices, in different educational spaces, modalities and levels of schooling and learning. Thus, this text aims to present examples of this use in teacher training, and to contribute to the debate around digital competences and multiple literacies, including information literacy, in a reflection anchored in open education and the United Nations' sustainable development goals. We therefore believe we can contribute to the development of common public goods, based on the contemporary assumption of educational change and innovation.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCardoso, T., & Pestana, F. (2020). A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1-16.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14275pt_PT
dc.identifier.issn2358-1425
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10196
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRevista Tempos e Espaços em Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14275/11156pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPrograma Wikipédia na Educaçãopt_PT
dc.subjectEducação e formação abertapt_PT
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação (TIC)pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectWikipedia in Education Programpt_PT
dc.subjectOpen education and trainingpt_PT
dc.subjectInformation and Communication Technologies (ICT)pt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.titleA Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docentept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage16pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Tempos e Espaços em Educaçãopt_PT
person.familyNameCardoso
person.familyNamePestana
person.givenNameTeresa Margarida Loureiro
person.givenNameFilomena
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cardoso & Pestana_ Rev.Temp.Espa.Educacão.pdf
Size:
787.7 KB
Format:
Adobe Portable Document Format