Publication
Contributos para a definição de um contexto para o uso da abordagem da complexidade em estudos sobre administração e gestão educacional
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Neves, Claudia | |
dc.date.accessioned | 2023-07-31T09:05:19Z | |
dc.date.available | 2023-07-31T09:05:19Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | O impulso para escrever este artigo tem uma natureza diversa. Por um lado, o convite para revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio quase 12 anos depois da sua ausência física, com quem tive o enorme prazer de trabalhar e foi quem me impulsionou para pensar e refletir sobre a temática da complexidade. Por outro lado, a possibilidade de voltar a reler e analisar o trabalho de Teresa Ambrósio, o seu legado, representa um misto de saudade, memória e privilégio que faço questão de perpetuar. Junta-se a esta receita a oportunidade de poder voltar a refletir sobre a abordagem complexidade, uma das áreas às quais Teresa Ambrósio dedicou parte da sua investigação e reflexão e que pude acompanhar de forma próxima, contagiando-me e entusiasmando-me ao longo destes mais de dez anos que passaram. Finalmente, junta-se um último elemento que se prende com o facto de estar a coordenar um mestrado em Administração e Gestão Educacional e ter tido, recentemente, a oportunidade de presidir a um júri de provas públicas de um estudante que apresentou um trabalho de dissertação sobre complexidade, liderança e administração e gestão educacional o que me proporcionou momentos de grande satisfação que estimularam memórias e reflexões que neste artigo pretendo aprofundar. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Neves. C. (2018). Contributos para a definição de um contexto para o uso da abordagem da complexidade em estudos sobre Administração e Gestão Educacional. Investigação, Educação e Desenvolvimento Revisitar o Pensamento de Teresa Ambrósio. António Domingos, Elisabete Xavier Gomes, José Manuel Matos, Mariana Gaio Alves (eds.). Edições Colibri. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9789896897840 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/14656 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições Colibri | pt_PT |
dc.subject | Complexidade | pt_PT |
dc.subject | Administração e gestão educacional | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.title | Contributos para a definição de um contexto para o uso da abordagem da complexidade em estudos sobre administração e gestão educacional | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | Investigação, Educação e Desenvolvimento: Revisitar o Pensamento de Teresa Ambrósio | pt_PT |
person.familyName | Neves | |
person.givenName | Claudia | |
person.identifier.ciencia-id | F514-767E-6474 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8175-4749 | |
person.identifier.scopus-author-id | 34977273500 | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 13c8bba3-2fe6-4e5c-9264-83cf060de51c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 13c8bba3-2fe6-4e5c-9264-83cf060de51c |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- ARTIGO claudia LIVRO HOMENAGEM TERESA AMBROSIO_final.pdf
- Size:
- 223.68 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: