Repository logo
 
Publication

"Cultura popular a dançar: a sabedoria popular em movimento"

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorSaldanha, Ângela
dc.contributor.advisorMartins, Amílcar
dc.contributor.authorNunes, Carla Sofia
dc.date.accessioned2023-07-20T13:45:12Z
dc.date.embargo2026-06-22
dc.date.issued2023-06-22
dc.date.submitted2023-07-20
dc.description.abstractTomando como ponto de partida os provérbios populares (sendo estes deslumbramentos de infância da autora) e o seu potencial enquanto representantes da cultura popular e de um vasto universo imagético, foi criado e desenvolvido um trabalho de dança criativa com alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Neste trabalho evidencia-se a importância do desenvolvimento e consolidação de competências no 1.º ciclo e de como é possível à dança criativa, alicerçada nos provérbios populares, assumir um papel marcante. Através da abordagem a/r/tográfica, com excertos autobiográficos, cuidadosamente distribuídos, que acrescentam sentido e humanidade a este estudo de caso, foi possível revelar e relevar o papel da autora enquanto artista/investigadora e educadora. Nestas páginas, acompanhamos um processo de criação artística recheado de teoria e práticas pedagógicas que têm a capacidade de se moldar à mutabilidade das circunstâncias. Nele a autora habita os espaços limiares dos seus papéis e funções. Demonstra-se ainda a importância da ligação e complementaridade entre arte e educação para o desenvolvimento pleno da Criança do Hoje, o Nosso futuro do Amanhã.pt_PT
dc.description.abstractTaking popular proverbs as a starting point (these being the author's childhood delights) and their potential as representatives of popular culture and a vast universe of images, a work of creative dance was created and developed with students from the 1st cycle of basic education. This work highlights the importance of developing and consolidating skills in the 1st cycle and how it is possible for creative dance, based on popular proverbs, to assume a remarkable role. Through the a/r/tographic approach, with carefully distributed autobiographical excerpts, which add meaning and humanity to this case study, it was possible to reveal and highlight the author's role as an artist/researcher and educator. In these pages, we follow a process of artistic creation filled with theory and pedagogical practices that have the ability to adapt to the changing circumstances. In it, the author inhabits the threshold spaces of her roles and functions. It also demonstrates the importance of the connection and complementarity between art and education for the full development of the Child of Today, Our Future of Tomorrow.pt_PT
dc.identifier.citationNunes, Carla Sofia - "Cultura popular a dançar: a sabedoria popular em movimento" [Em linha]. Lisboa: [s.n.], 2023. 116 p.
dc.identifier.tid203333152
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14529
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectProvérbios popularespt_PT
dc.subjectCultura popularpt_PT
dc.subjectDançapt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectA/r/tografiapt_PT
dc.subjectPopular proverbspt_PT
dc.subjectPopular culturept_PT
dc.subjectDancept_PT
dc.subjectArtpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectA/r/tographypt_PT
dc.title"Cultura popular a dançar: a sabedoria popular em movimento"pt_PT
dc.title.alternative“Popular culture dancing: popular wisdom in motion”pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameTrabalho de Projeto do Mestrado em Arte e Educação, apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TPMAE_Carla Nunes.pdf
Size:
4.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: