Repository logo
 
Publication

Gestão da inclusão de pessoas com deficiências: percurso metodológico de um estudo sobre o uso das TICs como recurso pedagógico

dc.contributor.authorCosta, Suzy de Abreu
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.date.accessioned2018-09-12T14:28:35Z
dc.date.available2018-09-12T14:28:35Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO presente capítulo parte de uma tese de doutorado em curso que assume como objetivo geral, caracterizar o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) com vista à inclusão, considerando não somente a socialização, mas a aprendizagem, bem como, o respeito pelos direitos dos alunos com deficiências nas Escolas Municipais de Ensino Regular do Município de Taquara. A metodologia empregue é de cunho quanti-qualitativo, com o objetivo de obter-se uma maior compreensão dos fenômenos a serem investigados, tendo como técnicas de recolha de dados, inquérito por questionário e entrevista semiestruturada, que deverão dirigidos, primeiramente à diretora da Secretaria de Educação Especial, e, posteriormente, aos professores titulares, bem como os de apoio, a par da análise documental. No processo conclusivo espera-se fazer uma correlação com os objetivos específicos desta investigação, ou seja, caracterizar os recursos tecnológicos e humanos disponíveis nas escolas para o atendimento aos estudantes com deficiência; conhecer as percepções dos professores titulares e os de apoio relativamente ao seu nível de competência na utilização destes recursos tecnológicos; analisar as perspectivas dos vários intervenientes sobre os impactos da utilização das TIC durante o processo de ensino e aprendizagem nos alunos especiais, e analisar as perspectivas dos vários intervenientes sobre as limitações dos recursos existentes e entraves à sua efetiva utilização. Neste texto, focaliza-se o design metodológico do estudo e a estrutura dos instrumentos de recolha de dados previamente elaborados e validados. Palavras Chave: TIC, Inclusão, Capacitação, Aprendizagempt_PT
dc.description.abstractThe present chapter stems from an ongoing doctoral research, assuming as its main goal the characterization of the use of Information and Communication Technologies (ICT) for inclusion, considering not only socialization but also learning and respect for the rights of students with disabilities on the municipal schools of the municipality of Taquara, Brazil. A quanti-qualitative methodology is used, aiming for a deeper understanding of the phenomena under analysis, using a questionnaire and semi-structured interviews, directed to the municipal Secretary of Special Education and both classroom and support teachers, as well as documentary analysis, as data gathering techniques. This research is expected to characterize the technological and human resources available at the schools to attend to students with disabilities; to understand the perceptions of classroom and support teachers on their level of competency regarding the use of these technological resources; to analyze the perspectives of multiple actors on the impacts of the use of ICT in the process of teaching and learning by special students; and to understand the perspectives of several actors on the limitations of existing resources and barriers to their effective use. In this text, the methodological design of the study and the structure of the previously elaborated and validated data gathering instruments are focused. Keywords: ICT, Inclusion, Teacher training, Learningpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCosta, S. A., & Seabra, F. (2018). Gestão da inclusão de pessoas com deficiências: percurso metodológico de um estudo sobre o uso das TICs como recurso pedagógico. In. J. Manso, G. Cruz, & C. Lopez García (Orgs.), Transforming Education for a Changing World (pp. 285-295). Eindhoven, NL: Adaya Press. https://doi.org/10.58909/ad18350076 ISBN: 978-94-92805-03-4. http://hdl.handle.net/10400.2/7485
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.58909/ad18350076
dc.identifier.isbn978-94-92805-03-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7485
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAdaya Presspt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.adayapress.com/transforming-education-for-a-changing-world/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectCapacitaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectICTpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.titleGestão da inclusão de pessoas com deficiências: percurso metodológico de um estudo sobre o uso das TICs como recurso pedagógicopt_PT
dc.title.alternativeManagement of inclusion of people with disabilities: methodological course of a study on the use of ICT as a pedagogical resourcept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEidhoven, NL.pt_PT
oaire.citation.endPage295pt_PT
oaire.citation.startPage285pt_PT
oaire.citation.titleTransforming Education for a Changing Worldpt_PT
person.familyNameSeabra
person.givenNameFilipa
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id57210809988
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CTED28.pdf
Size:
311.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: