Repository logo
 
Publication

A Wikipédia no ensino superior online: que práticas?

dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.date.accessioned2021-08-02T12:54:06Z
dc.date.available2021-08-02T12:54:06Z
dc.date.issued2020
dc.descriptionProdução científica integrada na Investigação do Doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning. Projeto acolhido pela UID 4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta- Referência: UID4372/FCT-FA-PPhD2019-02pt_PT
dc.descriptionXV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Liberdade, Equidade e Emancipação. Livro de Resumos.pt_PT
dc.description.abstractSe tivermos em conta que quando se faz uma pesquisa num motor de busca os resultados apresentados provêm quase sempre em primeiro lugar da Wikipédia, não será difícil atribuir um carácter ubíquo a esta enciclopédia online. E, em particular, se considerarmos a população estudantil, constata-se que a Wikipédia é uma das principais fontes de pesquisa para a realização de trabalhos académicos (Pestana & Cardoso, 2014, 2015, 2018). Cientes do potencial da Wikipédia em contextos educativos, temos vindo a caracterizá-la, em estudos anteriores, enquanto recurso educacional aberto (Cardoso & Pestana, 2018). Importa destacar que, para além do acesso, importar dotar os estudantes a corporizar o fenómeno que Bruns (2008) e Tapscott e William (2007) identificam respetivamente, como “ Produsage” e “Prosumers”. Ou seja, a participação de cada cidadão não se restringe ao acesso e ao consumo, mas também ao facto de se encorajar a contribuir para a produção de bens culturais, independentemente do seu estatuto individual. Centrando-nos na Wikipédia, indagamos sobre possibilidades de integração curricular no Ensino Superior online, com a finalidade última de contribuir para o Programa Wikipédia na Universidade em Portugal, o que até então não tinha sido feito. Metodologicamente, o estudo assume um paradigma quantitativo. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, o qual foi disponibilizado no início e no final da Unidade Curricular onde decorreu a integração curricular da Wikipédia. A análise dos resultados é segmentada em duas partes, a primeira direciona-se para o acesso e a utilização, isto é, assumindo uma perspetiva passiva de utilização desta enciclopédia, na qualidade de consumidor de informação, e a segunda direciona-se para a edição, isto é, para uma perspetiva ativa, enquanto produtor de informação. Conclui-se que no contexto analisado no ensino superior online, em que se integrou curricularmente a Wikipédia, se consolida a perspetiva de produtor.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPestana, F. & Cardoso, T. (2020). A Wikipédia no Ensino Superior Online: que práticas? L. Correia & T. Neves (Org.). Livro de Resumos, XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Liberdade, Equidade e Emancipação, pp. 299-300.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95390-2-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10984
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://objsrv01.eventqualia.com/evt4-media/documents/Livro_Resumos_SPCE_V6.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectWikipédiapt_PT
dc.subjectPrograma Wikipédia na Universidadept_PT
dc.subjectEnsino superior onlinept_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleA Wikipédia no ensino superior online: que práticas?pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceOnlinept_PT
oaire.citation.endPage300pt_PT
oaire.citation.startPage299pt_PT
oaire.citation.titleXV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Liberdade, Equidade e Emancipaçãopt_PT
person.familyNamePestana
person.familyNameCardoso
person.givenNameFilomena
person.givenNameTeresa Margarida Loureiro
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Pestana_Cardoso_Livro Resumos SPCE_2021.pdf
Size:
1.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format