Publication
O impacto da diversidade cultural no ensino online: desafios à investigação
dc.contributor.author | Alves, Fátima | |
dc.contributor.author | Araújo, Maria José | |
dc.date.accessioned | 2019-06-21T11:24:10Z | |
dc.date.available | 2019-06-21T11:24:10Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Neste artigo pretendemos problematizar as especificidades do ensino das Ciências Sociais online, no que respeita aos seus conteúdos. Uma das características do ensino online é a possibilidade deste chegar a populações muito dispersas no globo, de origens culturais muito diversificadas - que constitui, sem dúvida, uma enorme riqueza e nos coloca perante potencialidades e desafios que é necessário analisar. Essa diversidade cultural e dispersão geográfica introduzem a necessidade de contemplar nos objetivos e competências a promover, bem como na decisão de que conteúdos considerar, a variabilidade espacial dos fenómenos. Tomando como exemplo a UC de Socio-antropologia da saúde, integrada no primeiro ciclo do plano de estudos em Ciências Sociais da Universidade Aberta, procuramos problematizar os limites das teorias sociológicas ocidentais construídos na base do estudo e observação das sociedades ocidentais na abordagem de outras culturas, refletindo, desta forma, a necessidade de adequar conteúdos a estes contextos e a estas diversidades culturais. Nesta necessidade de ‘adequação’ e validade cultural do conhecimento alvo de análise nesta UC, equaciona-se a necessidade de um investimento especial na investigação intercultural em torno dos diversos conteúdos programáticos e na validação do conhecimento aos contextos territorializados. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-674-726-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/8329 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Aberta. CEMRI | pt_PT |
dc.relation.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/2196 | |
dc.title | O impacto da diversidade cultural no ensino online: desafios à investigação | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade Aberta | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 197 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 185 | pt_PT |
oaire.citation.title | Investigação e variantes curriculares no ensino online: desafios da interculturalidade na era tecnológica | pt_PT |
person.familyName | Alves | |
person.givenName | Fátima | |
person.identifier.ciencia-id | F41D-6E75-A58D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2600-8652 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 01db740c-0644-4274-a03f-4c348c8b8ac5 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 01db740c-0644-4274-a03f-4c348c8b8ac5 |