Repository logo
 
Publication

Currículo de formação docente de 2.º CEB, professor inclusivo e gestão de diversidades

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorInês, Helena
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.contributor.authorPacheco, José A.
dc.date.accessioned2020-08-03T12:36:06Z
dc.date.available2020-08-03T12:36:06Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO artigo resulta de uma pesquisa de doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (especialidade de Desenvolvimento Curricular), apoiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/136655/2018) e centrada na formação inicial e contínua dos professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) para a gestão curricular em resposta às diversidades, particularmente aos alunos com necessidades de aprendizagem ou incapacidades. Pretendemos analisar os normativos e as orientações que têm vindo a nortear os currículos de formação inicial e contínua de professores de 2.º CEB, problematizando esses dados face à gestão curricular e pedagógica apropriada de diversidades que atualmente caracterizam as salas de aulas do ensino regular público. Recorremos a uma metodologia de caráter interpretativo, com recursos mistos. Os dados aqui expostos foram recolhidos por pesquisa documental. Assim, apresentamos um apontamento histórico-legal sobre a formação inicial e contínua dos professores do 2.º CEB, questionamos qual o professor que a escola inclusiva do séc. XXI demanda, com consequências para a formação de que este profissional necessita com vista à gestão efetiva das diversidades, salientando o seu papel fundamental como ator curricular. A análise salienta a relação umbilical necessária entre a formação docente e o desenvolvimento de práticas mais inclusivas, assim como a convergência desses eixos numa figura emblemática do ato educativo: o professor. Nesta lógica, a tríade- formação docente, professor, gestão de diversidades- revela-se indissociável.pt_PT
dc.description.abstractThis article is the result of a doctoral research in Educational Sciences by the University of Minho (specialty of Curricular Development), supported by the Foundation for Science and Technology (SFRH / BD / 136655/2018) and focused on the initial and continuous training of teachers of the 2nd cycle of basic Education (CBE) for curriculum management in response to diversities, particularly to students with learning needs or disabilities. We intend to analyze the legal norms and guidelines that have been guiding the curricula of initial and continuous training of 2nd CBE teachers, seeking to problematize these data in view of the appropriate curricular and pedagogical management of diversities that currently characterize the regular education classrooms. A mixed methodology was used. The data presented were collected by documentary research. Concretely, we present a historical-legal note on the initial and continuous training of teachers of the 2nd CBE, we question who is the teacher whom the inclusive school of the XXI Century demands, with consequences for the training that this professional needs for the effective management of diversities and emphasizing their fundamental role as curricular actors. The analysis highlights the necessary umbilical relationship between teacher training and the development of more inclusive practices, as well as the convergence of these axes in an emblematic figure of the educational act: the teacher. In this logic, the triad - teacher training, teacher, diversity management - proves inseparable. Keywords: Curriculum; Teacher training; Diversity management; Inclusion.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationInês, H., Seabra, F. & Pacheco, J. A. (2020). Currículo de formação docente de 2.º CEB, Professor inclusivo e gestão de diversidades. Revista de Estudos Curriculares, 11(1), 46-72. ISSN: 2183-8755. https://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php/rec/article/view/95pt_PT
dc.identifier.issn2183-8755
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9900
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationalterado para: A Formação Inicial e Contínua de Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico e a Gestão Curricular pelos Professores do Ensino Regular do Atendimento a Alunos com Dificuldades de Aprendizagem ou Incapacidades”
dc.relation.publisherversionhttps://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php/rec/article/view/95pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectFormação docentept_PT
dc.subjectGestão de diversidadespt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectDiversity managementpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.titleCurrículo de formação docente de 2.º CEB, professor inclusivo e gestão de diversidadespt_PT
dc.title.alternativeCurriculum for 2nd cycle of basic education teacher training: the inclusive teacher and the management of diversitiespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitlealterado para: A Formação Inicial e Contínua de Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico e a Gestão Curricular pelos Professores do Ensino Regular do Atendimento a Alunos com Dificuldades de Aprendizagem ou Incapacidades”
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/SFRH%2FBD%2F136655%2F2018/PT
oaire.citation.endPage72pt_PT
oaire.citation.startPage46pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Estudos Curricularespt_PT
oaire.fundingStreamFARH
person.familyNameInês
person.familyNameSeabra
person.familyNamePacheco
person.givenNameHelena
person.givenNameFilipa
person.givenNameJosé Augusto
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-idA116-A4F4-0D54
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.ciencia-idC61F-7EC6-8365
person.identifier.orcid0000-0001-7012-0735
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.orcid0000-0003-4623-6898
person.identifier.scopus-author-id57210809988
person.identifier.scopus-author-id24385483100
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationd8d6680c-90f4-471d-adda-859b1feb052d
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication6064969d-2f0b-4fa4-a5c9-c674759bce45
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isProjectOfPublicationc7ce3a7f-5bdb-453d-b8bc-6f6152866891
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoveryc7ce3a7f-5bdb-453d-b8bc-6f6152866891

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
95-308-2-PB.pdf
Size:
1.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format