Publication
A supervisão pedagógica na formação de profissionais: contributos para a alteração das práticas formativas
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | pt_PT |
dc.contributor.author | Lopes, Fernanda | |
dc.contributor.author | Henriques, Susana | |
dc.date.accessioned | 2024-04-30T15:47:27Z | |
dc.date.available | 2024-04-30T15:47:27Z | |
dc.date.issued | 2024-04 | |
dc.description.abstract | Este artigo baseia-se numa pesquisa realizada no contexto do Mestrado em Supervisão Pedagógica na Universidade Aberta, com o objetivo de entender qual o papel da supervisão pedagógica (SvP) nas práticas formativas, compreender o seu papel no desempenho profissional dos trabalhadores, analisar a perceção dos decisores da formação sobre modelos de supervisão e identificar os modelos de SvP presentes na formação contínua da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). No estudo, optouse por uma abordagem mista de estudo de caso com finalidade exploratória e descritiva e foram empregues como técnicas de recolha de dados o inquérito por entrevista. Os resultados revelaram mudanças nas práticas formativas, visando preparar os funcionários para as suas funções atuais e futuras. A SvP da formação na AT mostrou-se pouco estruturada, com diferentes níveis e atores envolvidos, predominantemente vertical e diretiva, embora haja indícios de supervisão colaborativa. | pt_PT |
dc.description.abstract | This article is based on research carried out as part of the Master's Degree in Pedagogical Supervision at the Universidade Aberta, with the aim of understanding the role of pedagogical supervision (SvP) in training practices, understanding its role in the professional performance of workers, analysing training decision-makers perceptions of supervision models, and identifying the pedagogical supervision models present in the Portuguese Tax and Customs Authority (AT) continuing training. The study adopted a mixed case study approach with exploratory and descriptive purposes and used interview surveys as data collection techniques. The findings revealed changes in training practices aimed at preparing staff for their current and future roles. Pedagogical supervision of AT training was found to be poorly structured, with different levels and actors involved, predominantly vertical and directive, although there was evidence of collaborative supervision. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Lopes, F., Henriques, S. (2024). A supervisão pedagógica na formação de profissionais: Contributos para a alteração das práticas formativas. Dialogia. 48, e26244 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5585/48.2024.26244 | pt_PT |
dc.identifier.eissn | 1983-9294 | |
dc.identifier.issn | 1677-1303 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/16010 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Nove de Julho | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26244/10872 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Formação contínua | pt_PT |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento profissional e pessoal | pt_PT |
dc.subject | Supervisão pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Continuous training | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical practices | pt_PT |
dc.subject | Professional and personal development | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical supervision | pt_PT |
dc.title | A supervisão pedagógica na formação de profissionais: contributos para a alteração das práticas formativas | pt_PT |
dc.title.alternative | Pedagogical supervision in professional training: contributions to changing training practices | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Brasil | pt_PT |
oaire.citation.issue | 48 | pt_PT |
oaire.citation.title | Dialogia | pt_PT |
person.familyName | Lopes | |
person.familyName | Henriques | |
person.givenName | Fernanda | |
person.givenName | Susana | |
person.identifier | 1730761 | |
person.identifier.ciencia-id | 6411-F538-EA4A | |
person.identifier.orcid | 0009-0003-7036-8847 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7506-1401 | |
person.identifier.scopus-author-id | 54420026300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 5ddfa9c0-b090-4428-9152-3a6761bfafaf | |
relation.isAuthorOfPublication | 7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 5ddfa9c0-b090-4428-9152-3a6761bfafaf |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 2024_A supervisão pedagógica na formação de profissionais - Contributos.pdf
- Size:
- 490.6 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: