Repository logo
 
Publication

A supervisão pedagógica na formação de profissionais: contributos para a alteração das práticas formativas

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorLopes, Fernanda
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.date.accessioned2024-04-30T15:47:27Z
dc.date.available2024-04-30T15:47:27Z
dc.date.issued2024-04
dc.description.abstractEste artigo baseia-se numa pesquisa realizada no contexto do Mestrado em Supervisão Pedagógica na Universidade Aberta, com o objetivo de entender qual o papel da supervisão pedagógica (SvP) nas práticas formativas, compreender o seu papel no desempenho profissional dos trabalhadores, analisar a perceção dos decisores da formação sobre modelos de supervisão e identificar os modelos de SvP presentes na formação contínua da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). No estudo, optouse por uma abordagem mista de estudo de caso com finalidade exploratória e descritiva e foram empregues como técnicas de recolha de dados o inquérito por entrevista. Os resultados revelaram mudanças nas práticas formativas, visando preparar os funcionários para as suas funções atuais e futuras. A SvP da formação na AT mostrou-se pouco estruturada, com diferentes níveis e atores envolvidos, predominantemente vertical e diretiva, embora haja indícios de supervisão colaborativa.pt_PT
dc.description.abstractThis article is based on research carried out as part of the Master's Degree in Pedagogical Supervision at the Universidade Aberta, with the aim of understanding the role of pedagogical supervision (SvP) in training practices, understanding its role in the professional performance of workers, analysing training decision-makers perceptions of supervision models, and identifying the pedagogical supervision models present in the Portuguese Tax and Customs Authority (AT) continuing training. The study adopted a mixed case study approach with exploratory and descriptive purposes and used interview surveys as data collection techniques. The findings revealed changes in training practices aimed at preparing staff for their current and future roles. Pedagogical supervision of AT training was found to be poorly structured, with different levels and actors involved, predominantly vertical and directive, although there was evidence of collaborative supervision.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLopes, F., Henriques, S. (2024). A supervisão pedagógica na formação de profissionais: Contributos para a alteração das práticas formativas. Dialogia. 48, e26244pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5585/48.2024.26244pt_PT
dc.identifier.eissn1983-9294
dc.identifier.issn1677-1303
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16010
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Nove de Julhopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26244/10872pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação contínuapt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissional e pessoalpt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectContinuous trainingpt_PT
dc.subjectPedagogical practicespt_PT
dc.subjectProfessional and personal developmentpt_PT
dc.subjectPedagogical supervisionpt_PT
dc.titleA supervisão pedagógica na formação de profissionais: contributos para a alteração das práticas formativaspt_PT
dc.title.alternativePedagogical supervision in professional training: contributions to changing training practicespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.issue48pt_PT
oaire.citation.titleDialogiapt_PT
person.familyNameLopes
person.familyNameHenriques
person.givenNameFernanda
person.givenNameSusana
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.orcid0009-0003-7036-8847
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.scopus-author-id54420026300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5ddfa9c0-b090-4428-9152-3a6761bfafaf
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5ddfa9c0-b090-4428-9152-3a6761bfafaf

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2024_A supervisão pedagógica na formação de profissionais - Contributos.pdf
Size:
490.6 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: