Repository logo
 
Publication

Flexibilidade curricular e autonomia das escolas: que caminho(s) para a gestão curricular?

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorRodeiro, Helena
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.date.accessioned2023-02-03T11:59:40Z
dc.date.available2023-02-03T11:59:40Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractNum tempo marcado por um cenário (pós-)pandémico, por conflitos mundiais, pela crise económico-financeira e por uma instabilidade social latente em termos nacionais e à escala global, a escola, na sua missão primordial de ensinar, educar e formar, assume-se como uma instituição social fundamental, tentando garantir a capacidade de se ajustar, de se reconstruir e de se flexibilizar em termos organizacionais e curriculares por forma a responder às necessidades do seu público-alvo e adequar-se à mutabilidade acelerada que carateriza a atualidade. Nesse sentido, gestão do currículo enquanto projeto, processo e prática social baseada numa verdadeira cultura de autonomia da escola, que vá ao encontro das necessidades da comunidade que a acolhe e dos alunos específicos que a compõem, tem vindo a ganhar uma crescente visibilidade e inevitabilidade. Este texto, com base numa análise bibliográfica, pretende, por isso, constituir uma reflexão crítica sobre possibilidades de operacionalizar um desenvolvimento curricular cada vez mais flexível e contextual, que resulte de uma verdadeira autonomia das escolas, enquanto instituições dotadas de capacidade de análise crítica fundamentada e imbuídas de uma prática reflexiva que garantam a resposta aos desafios locais, mais simultaneamente coloque os alunos no cenário transnacional, enquanto cidadãos portugueses e do mundo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRodeiro, H., & Seabra, F. (2023). Flexibilidade curricular e autonomia das escolas: que caminho(s) para a gestão curricular? XXX Colóquio AFIRSE Portugal 2023 – Livro do Colóquio (pp. 300-301). AFIRSE Portugal, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13306
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAFIRSE Portugal | Instituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://afirse.ie.ul.pt/download/473/?tmstv=1675342219pt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectGestão curricularpt_PT
dc.subjectFlexibilidade curricularpt_PT
dc.subjectAutonomia das escolaspt_PT
dc.titleFlexibilidade curricular e autonomia das escolas: que caminho(s) para a gestão curricular?pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage301pt_PT
oaire.citation.startPage300pt_PT
oaire.citation.titleXXX Colóquio AFIRSE Portugal 2023 – Livro do Colóquiopt_PT
person.familyNameSeabra
person.givenNameFilipa
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id57210809988
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Resumo Helena Rodeiro.pdf
Size:
234.08 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: