Publication
Flexibilidade curricular e autonomia das escolas: que caminho(s) para a gestão curricular?
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Rodeiro, Helena | |
dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
dc.date.accessioned | 2023-02-03T11:59:40Z | |
dc.date.available | 2023-02-03T11:59:40Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | Num tempo marcado por um cenário (pós-)pandémico, por conflitos mundiais, pela crise económico-financeira e por uma instabilidade social latente em termos nacionais e à escala global, a escola, na sua missão primordial de ensinar, educar e formar, assume-se como uma instituição social fundamental, tentando garantir a capacidade de se ajustar, de se reconstruir e de se flexibilizar em termos organizacionais e curriculares por forma a responder às necessidades do seu público-alvo e adequar-se à mutabilidade acelerada que carateriza a atualidade. Nesse sentido, gestão do currículo enquanto projeto, processo e prática social baseada numa verdadeira cultura de autonomia da escola, que vá ao encontro das necessidades da comunidade que a acolhe e dos alunos específicos que a compõem, tem vindo a ganhar uma crescente visibilidade e inevitabilidade. Este texto, com base numa análise bibliográfica, pretende, por isso, constituir uma reflexão crítica sobre possibilidades de operacionalizar um desenvolvimento curricular cada vez mais flexível e contextual, que resulte de uma verdadeira autonomia das escolas, enquanto instituições dotadas de capacidade de análise crítica fundamentada e imbuídas de uma prática reflexiva que garantam a resposta aos desafios locais, mais simultaneamente coloque os alunos no cenário transnacional, enquanto cidadãos portugueses e do mundo. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Rodeiro, H., & Seabra, F. (2023). Flexibilidade curricular e autonomia das escolas: que caminho(s) para a gestão curricular? XXX Colóquio AFIRSE Portugal 2023 – Livro do Colóquio (pp. 300-301). AFIRSE Portugal, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/13306 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | AFIRSE Portugal | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://afirse.ie.ul.pt/download/473/?tmstv=1675342219 | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Gestão curricular | pt_PT |
dc.subject | Flexibilidade curricular | pt_PT |
dc.subject | Autonomia das escolas | pt_PT |
dc.title | Flexibilidade curricular e autonomia das escolas: que caminho(s) para a gestão curricular? | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 301 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 300 | pt_PT |
oaire.citation.title | XXX Colóquio AFIRSE Portugal 2023 – Livro do Colóquio | pt_PT |
person.familyName | Seabra | |
person.givenName | Filipa | |
person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec |