Publication
Avaliação formativa, TIC e educação de adultos
dc.contributor.author | Rocha, Maria Antonieta | |
dc.contributor.author | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | |
dc.date.accessioned | 2020-02-14T13:02:03Z | |
dc.date.available | 2020-02-14T13:02:03Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description | FCT – Projeto UID/CED/00194/2013 | pt_PT |
dc.description.abstract | Este artigo resulta de um estudo exploratório com três turmas de um curso de educação e formação de adultos de nível secundário e dupla certificação na vertente de técnico de apoio à gestão, no ano letivo 2012/2013. Tratando-se de formandos adultos, muitos deles afastados da Escola há vários anos, pareceu--nos importante conhecer a recetividade para as novas tecnologias e o ambiente 2.0; a destreza tecnológica; o (re)conhecimento de um ambiente digital, decisivo na sociedade atual e valorizado profissionalmente. Como opções metodológicas, recorremos à observação participante no LMS e ao Microsoft Excel para apresentação e tratamento dos dados. Concluímos que todos os formandos adquiriram como rotina a utilização da Moodle, quer em contexto de sala de aula como fora desta, para pesquisa dos materiais disponibilizados pelo professor/formador e submeter as suas atividades. Aferimos complementarmente que os adultos da turma em início do seu percurso adquiriram destreza tecnológica ao nível mais básico e desenvolveram atividades ao nível das ferramentas 2.0. Nesta turma, a avaliação formativa revelou-se determinante (dada a iliteracia tecnológica inicial), tendo sido muito intensa e fundamental em todas as atividades realizadas. Nas restantes duas turmas, revelaram autonomia tecnológica e destreza na execução das atividades com recurso a ferramentas tecnológicas diversificadas, tendo sido nas apresentações eletrónicas e na criação de um e-book que a avaliação formativa se revelou mais intensa e necessária. Em suma, confirmamos que a avaliação formativa é um aspeto essencial do processo avaliativo, inclusive em contextos de formação de adultos no ensino secundário. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Rocha, A. & Cardoso, T. (2017). Avaliação formativa, TIC e Formação de Adultos. In Maria João Loureiro et al. (org.) - Jornadas LCD: Avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior. E-book jornadaAForCd2013. ISBN 978-972-789-513-7. p. 47-61. https://blogs.ua.pt/cidtff/?p=7102 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-513-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/9293 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Editora Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.relation | Research Centre Didatics and Technology in Education of Trainers | |
dc.relation.publisherversion | https://blogs.ua.pt/cidtff/?p=7102 | pt_PT |
dc.subject | Avaliação formativa | pt_PT |
dc.subject | TIC | pt_PT |
dc.subject | Autonomia | pt_PT |
dc.subject | Adultos | pt_PT |
dc.subject | Literacia tecnológica | pt_PT |
dc.subject | Formative assessment | pt_PT |
dc.subject | ICT | pt_PT |
dc.subject | Autonomy | pt_PT |
dc.subject | Adults | pt_PT |
dc.subject | Technological literacy | pt_PT |
dc.title | Avaliação formativa, TIC e educação de adultos | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Research Centre Didatics and Technology in Education of Trainers | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F00194%2F2013/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 61 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 47 | pt_PT |
oaire.citation.title | Jornadas LCD: Avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior. E-book jornadaAForCd2013 | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Rocha | |
person.familyName | Cardoso | |
person.givenName | Maria Antonieta | |
person.givenName | Teresa Margarida Loreiro | |
person.identifier | 893541 | |
person.identifier.ciencia-id | A518-4D8B-1847 | |
person.identifier.ciencia-id | AA1A-4DCF-D85E | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1189-9261 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7918-2358 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57086240100 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | a7812075-b40c-49ee-be3d-0ce21e6b683e | |
relation.isAuthorOfPublication | 7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066 | |
relation.isProjectOfPublication | 01051831-35dd-4031-b87f-d885cb5eaf9a | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 01051831-35dd-4031-b87f-d885cb5eaf9a |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Avaliação Formativa, TIC e Formação de Adultos eBook_FINAL Jornadas LCD.pdf
- Size:
- 704.63 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: