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Advisor(s)
Abstract(s)
Atualmente qualquer organização é continuamente confrontada com desafios que
obrigam a sua liderança a promover iniciativas de mudança para assegurar a respetiva
sustentabilidade. Os processos de mudança são vividos pelos atores organizacionais num
contexto multidimensional complexo. As experiências individuais e de grupo fazem emergir
em cada sujeito perceções diferentes que acabam por modular, diferenciadamente, a
sua resposta diante da mudança.
Na investigação procuraram-se identificar os principais fatores que determinam as reações
dos indivíduos de uma organização escolar portuguesa às iniciativas de mudança e avaliar
se aqueles são influenciados pelas perceções da liderança e do clima organizacional.
A investigação assumiu-se como um estudo de caso tendo sido seguida uma metodologia
mista assente em questionários, que envolveram 95 professores, e em entrevistas em grupo
focal com dois grupos de entrevistados.
Identificaram-se fatores de ordem emocional e de resistência cognitiva como os mais
determinantes das reações dos professores às iniciativas de mudança. Eles são enfatizados por
um estilo de liderança pouco atuante e distante dos professores, sendo estas características
da liderança amplificadas por alguns componentes do clima de escola que acabam por
retroalimentar os referidos fatores.
Description
Keywords
Mudança Liderança Clima de escola
Citation
Publisher
Universidade Aberta