Repository logo
 
Publication

Perceções da mudança: estudo de caso em duas escolas do mesmo agrupamento

dc.contributor.authorMatos, Fernando
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Patrícia
dc.date.accessioned2023-10-11T14:12:20Z
dc.date.available2023-10-11T14:12:20Z
dc.date.issued2023-10
dc.description.abstractAtualmente qualquer organização é continuamente confrontada com desafios que obrigam a sua liderança a promover iniciativas de mudança para assegurar a respetiva sustentabilidade. Os processos de mudança são vividos pelos atores organizacionais num contexto multidimensional complexo. As experiências individuais e de grupo fazem emergir em cada sujeito perceções diferentes que acabam por modular, diferenciadamente, a sua resposta diante da mudança. Na investigação procuraram-se identificar os principais fatores que determinam as reações dos indivíduos de uma organização escolar portuguesa às iniciativas de mudança e avaliar se aqueles são influenciados pelas perceções da liderança e do clima organizacional. A investigação assumiu-se como um estudo de caso tendo sido seguida uma metodologia mista assente em questionários, que envolveram 95 professores, e em entrevistas em grupo focal com dois grupos de entrevistados. Identificaram-se fatores de ordem emocional e de resistência cognitiva como os mais determinantes das reações dos professores às iniciativas de mudança. Eles são enfatizados por um estilo de liderança pouco atuante e distante dos professores, sendo estas características da liderança amplificadas por alguns componentes do clima de escola que acabam por retroalimentar os referidos fatores.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-972-674-953-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/15061
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Abertapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10400.2/15031pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectMudançapt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectClima de escolapt_PT
dc.titlePerceções da mudança: estudo de caso em duas escolas do mesmo agrupamentopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage131pt_PT
oaire.citation.startPage108pt_PT
oaire.citation.titleCaminhos da investigação em administração e gestão educacionalpt_PT
person.familyNameCanas Nunes de Matos
person.familyNameAlmeida
person.givenNameFernando Pedro
person.givenNameAna Patrícia
person.identifier.ciencia-id8A16-E8FD-FBB0
person.identifier.orcid0009-0002-1378-2059
person.identifier.orcid0000-0001-5242-8285
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication408b17c5-d462-4cb7-8a50-b1522f7dedb0
relation.isAuthorOfPublication6648fc04-9ea5-4cc9-8f13-cd2ccb9e9119
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery408b17c5-d462-4cb7-8a50-b1522f7dedb0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Capítulo 6_Matos&Almeida.pdf
Size:
1.93 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: