Publication
Perceções da mudança: estudo de caso em duas escolas do mesmo agrupamento
dc.contributor.author | Matos, Fernando | |
dc.contributor.author | Almeida, Ana Patrícia | |
dc.date.accessioned | 2023-10-11T14:12:20Z | |
dc.date.available | 2023-10-11T14:12:20Z | |
dc.date.issued | 2023-10 | |
dc.description.abstract | Atualmente qualquer organização é continuamente confrontada com desafios que obrigam a sua liderança a promover iniciativas de mudança para assegurar a respetiva sustentabilidade. Os processos de mudança são vividos pelos atores organizacionais num contexto multidimensional complexo. As experiências individuais e de grupo fazem emergir em cada sujeito perceções diferentes que acabam por modular, diferenciadamente, a sua resposta diante da mudança. Na investigação procuraram-se identificar os principais fatores que determinam as reações dos indivíduos de uma organização escolar portuguesa às iniciativas de mudança e avaliar se aqueles são influenciados pelas perceções da liderança e do clima organizacional. A investigação assumiu-se como um estudo de caso tendo sido seguida uma metodologia mista assente em questionários, que envolveram 95 professores, e em entrevistas em grupo focal com dois grupos de entrevistados. Identificaram-se fatores de ordem emocional e de resistência cognitiva como os mais determinantes das reações dos professores às iniciativas de mudança. Eles são enfatizados por um estilo de liderança pouco atuante e distante dos professores, sendo estas características da liderança amplificadas por alguns componentes do clima de escola que acabam por retroalimentar os referidos fatores. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-674-953-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/15061 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Aberta | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10400.2/15031 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Mudança | pt_PT |
dc.subject | Liderança | pt_PT |
dc.subject | Clima de escola | pt_PT |
dc.title | Perceções da mudança: estudo de caso em duas escolas do mesmo agrupamento | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 131 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 108 | pt_PT |
oaire.citation.title | Caminhos da investigação em administração e gestão educacional | pt_PT |
person.familyName | Canas Nunes de Matos | |
person.familyName | Almeida | |
person.givenName | Fernando Pedro | |
person.givenName | Ana Patrícia | |
person.identifier.ciencia-id | 8A16-E8FD-FBB0 | |
person.identifier.orcid | 0009-0002-1378-2059 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5242-8285 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
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