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Abstract(s)
Um mundo em constante mudança e o surgimento da internet abriram as portas para uma sociedade digital e em rede, na qual surgiram novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de aprendizagem. É nesses novos cenários que surgem as comunidades virtuais de aprendizagem. Este trabalho investiga a aquisição e o desenvolvimento de competências transversais de aprendizagem em comunidades virtuais orientadas, considerando os estudantes da unidade curricular de Estatística Aplicada do 2º ciclo na Universidade Aberta, onde é proposto um desafio acrescido aos estudantes, nomeadamente quando a indicação passa por trabalharem conceitos da área científica da matemática. Com os estudantes fora da sua área de conforto, as redes sociais e o trabalho colaborativo assumem uma relevância particular. A análise incide nas interações nos fóruns de discussão em sala de aula virtual tendo como referência o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta e o modelo Community of Inquiry. Os resultados mostram que o design de ambientes, ancorado nesses modelos e nas comunidades virtuais de aprendizagem, pode ter efeitos positivos no desenvolvimento de competências-chave, como a comunicação, a colaboração, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia. Contudo é necessário continuar a eliminar as barreiras no processo de ensino-aprendizagem (a distância) dos conteúdos pedagógicos da estatística e da matemática
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Catarina S Nunes, J. António Moreira e Cristina Pereira Vieira, “Comunidades Virtuais de Aprendizagem: um caso de estudo na disciplina de Estatística Aplicada”, 13th International Workshop in Mathematics e-Learning (e-math 2021), 11-12 Novembro 2021, Universidade Aberta, Lisboa (Oral presentation).